2º Encontro de parceiros da Misereor sobre energias eólicas traça estratégias conjuntas para atuação nas comunidades atingidas por megaprojetos

A Cáritas Regional Nordeste 2 participou, nesta terça-feira (10), do 2º Encontro de parceiros da Misereor sobre energias eólicas, através da plataforma Meeting Zoom. Este segundo encontro foi um desdobramento da atividade realizada em março, no Rio Grande do Norte, antes da pandemia do coronavírus atingir o Brasil. Realizado pelo Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS), a atividade teve como objetivo a partilha de informações sobre os novos desafios, lições aprendidas nas ações realizadas e o diálogo sobre o fortalecimento e sinergia de nossas ações.
A programação contou com uma memória da caminhada e os desafios apontados no encontro em março 2020, bem como a apresentação da construção do mapa dos parques eólicos na Paraíba. Além disso, as entidades presentes foram divididas em grupos estaduais para responder as seguintes questões: Há novidades relacionadas à implementação de empreendimentos eólicos ou solares no território no período da pandemia? e Quais são (ou poderiam ser) as ações mais estratégicas para enfrentar os desafios colocados, considerando este novo contexto? As entidades também destacaram nos grupos compromissos para ação mais articulada e sinérgica em nível territorial.
O encontro foi finalizado com encaminhamentos como a criação de um grupo de trabalho para mapear comunidades atingidas e empreendimentos eólicos nos estados nordestinos; a elaboração de uma carta política em Rede sobre o tema, além do levantamento de materiais pedagógicos que já são utilizados pelas instituições e que podem ser compartilhados para atuação e incidência nas comunidades. “Este segundo encontro de parceiros da Misereor nos oportunizou rememorar o primeiro encontro que aconteceu em março, e traçar metas para o trabalho nas comunidades atingidas por megaprojetos, junto a diversas entidades que atuam nos estados do Nordeste. Nesta, as entidades parceiras de Misereor também se colocaram à disposição para criação desse grupo de trabalho e para discutir os temas estratégicos”, finalizou Evânia Rodrigues, articuladora pedagógica da Cáritas Regional Nordeste 2.