32º Assembleia Regional da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora planeja o fortalecimento da ação nas Dioceses e no Regional Nordeste 2

Motivados em fortalecer a participação da Igreja na formação do desenvolvimento humano integral para a construção de uma sociedade justa e solidária, promovendo o respeito aos Direitos Humanos, à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e da opção pelos pobres, a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora no Regional NE2 promoveu de 21 a 23 de março, a 32º Assembleia Regional da Comissão de Pastoral para a Ação Sociotransformadora Nordeste 2, em Campina Grande (PB).
Com participação de representantes das Pastorais Sociais e Organismos da CNBB Regional NE2 como a Cáritas Brasileira Nordeste 2, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras ( CPP), Pastoral da Pessoa Idosa, dentre outros, além de padres, leigos(as), diáconos e religiosas a assembleia trouxe como tema: Peregrinos da Esperança, escutando o grito dos pobres e da mãe terra, e lema, “Beber da esperança da graça de Deus, nos leva a descobrir a verdadeira aliança social em prol da Casa Comum!”.
Durante os três dias os participantes tiveram como objetivo reacender a fé e a esperança dos agentes pastorais, considerando o contexto atual, fortalecendo a ação sociotransformadora nas Dioceses e no Regional Nordeste 2.
Conduzida pelo bispo referencial da Diocese de Afogados das Ingazeira (PE), e integrante da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB (Cepast) no NE2, Dom Limacedo, a programação da assembleia teve a assessoria do padre Dário Bossi, assessor da Cepast, em Brasília, que abordou temas que transitaram desde o Concílio Vaticano II até os desafios atuais, incluindo a Campanha da Fraternidade e o Jubileu da Esperança que a Igreja está celebrando.
“Foram três dias de partilha escuta, discernimento dos caminhos a seguir e nossas prioridades. A relevante presença dos bispos, mas sobretudo a presença das lideranças de pastorais. E um dos destaques é a participação e o protagonismo da juventude, que provoca para a missão de encantar para essa dimensão profética e alinhada com os sonhos de Deus e Papa Francisco”, comentou Padre Dário.
Ainda na programação as pastorais sociais e organismos apresentaram as tendas das províncias, com reflexões a luz das pautas em comum para as dioceses e regional, o que representa as sementes e sinais da esperança neste território. Na sequência, os grupos realizaram trabalhos em grupos a partir das orientações da CNBB para a Ação Sociotransformadora, e planejamento da Comissão Episcopal com base nos 03 eixos articulação, formação e comunicação.
“Enquanto Cáritas Regional reforçamos a importância de estar na comissão sociotransformadora de contribuir com a coordenação da comissão, entendendo que o rosto da nossa Igreja é o rosto de quem mais precisa, e olha para as necessidades do nosso território pensando conjuntamente para ações que venham a contribuir para que as pessoas tenham dignidade e vida em abundância”, declarou Neilda Pereira, secretária executiva regional da CBNE2.
O evento também contou com a participação do Bispo de Campina Grande (PB), Dom Dulcênio Fontes de Matos, que acolheu os participantes.