Rede Cáritas NE2 participa da 28º edição do Grito dos Excluídos e reforça mais democracia e alimentos para todos e todas

Durante as manifestações, a Cáritas Brasileira NE2 esteve presente nos quatro estados de atuação Paraíba, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte
No ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil, o Grito dos Excluídos e das Excluídas volta às ruas de todo o país para denunciar desigualdades estruturais. Essa é a 28ª edição do evento, com o lema “Brasil, 200 anos de (In)dependência. Para quem?”, movimentos populares, grupos da sociedade civil e ordens religiosas, entre elas a Cáritas Brasileira NE2- CBNE2, se reuniram na última quarta-feira (7) contra as mais variadas formas de exclusão.
Desde 1995, o movimento faz do 7 de setembro um dia representativo da luta daqueles que foram invisibilizados no processo de construção da soberania nacional. Um dos objetivos é contrapor o protagonismo dado aos militares nas celebrações que cercam a data.
Contrariando essa narrativa e em paralelo ao desfile cívico-militar, o Grito destaca as trajetórias de homens e mulheres que participam ativamente na construção de um Brasil soberano, mais justo e igualitário. Na edição de 2022, o movimento protestou também contra as negligências da atual gestão de governo.
Em Recife, a concentração aconteceu no Parque Treze de Maio, e reuniu centenas de pessoas de diversos movimentos sociais, pastorais, partidos políticos, ONGs, escolas e universidades. No ato, agentes da Cáritas Brasileira NE2 – CBNE2 participaram e divulgaram a Campanha Fazer Política DemocraticaMENTE, com sensibilização e distribuição de materiais.
No Seridó Potiguar, Rio Grande do Norte, a força da juventude da CBNE2 se destacou e se mostrou presente. Jovens que participaram da formação para multiplicadores da Campanha Fazer Política DemocraticaMENTE , no último dia 04 de setembro, participaram do ato mobilizando, distribuindo materiais da campanha e fortalecendo a importância do voto e da consciência ante as eleições de 2022
O Grito dos Excluídos em Maceió – Al, aconteceu com caminhada no bairro Vergel do Lago, comunidade ribeirinha com famílias em situação de vulnerabilidade social, com participação da Cáritas Arquidiocesana de Maceió, voluntários, e Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB NE2
A realização do Grito, na cidade de Patos (PB), foi realizada na Praça Edivaldo Mota, na Concha Acústica. O evento teve início com um café da manhã solidário, com participação de movimentos, apresentações culturais e falas de representações populares que desenvolvem ações junto a populações em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Patos e região.
Em seguida os participantes saíram em caminhada, até as imediações da Catedral de Nossa Senhora da Guia, onde externaram gritos de ordem, encerrando com a oração do Pai Nosso. Ao final, foi servido uma merenda solidária ao público participante.
A 28ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, há 28 anos segue com o tema “Vida em primeiro lugar” e, neste ano de 2022, traz como lema a pergunta: “Brasil: 200 anos de (in) dependência, para quem?”.