Águas para Educar: comunidade escolar comemora implantação de horta agroecológica em Cacimba de Dentro (Paraíba)

Participaram do momento comunidade escolar, direção, professores, alunos e pais
“Uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social que deve integrar a justiça nos debates sobre o meio ambiente para ouvir tanto o clamor da terra, como o clamor dos pobres”. Papa Francisco em trecho de sua Encíclica Laudato Si.
O cuidado com a Casa Comum e o meio ambiente está entre as áreas de atuação da Cáritas Brasileira NE2 – CBNE2, e através do Projeto Águas para Educar, em parceria com a Coca Cola Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a instituição implementou tecnologias sociais, e realizou formações para comunidade escolar e entorno, gerando processos educativos, permitindo assim, acesso à água, alimentação de qualidade e bons hábitos alimentares.
Como foi o caso da Escola Municipal de Ensino Infantil Manoel Benevenuto e Escola Municipal de Ensino Fundamental Poeta Ronaldo Cunha Lima, ambas em Cacimba de Dentro, na Paraíba. “Essa horta é importante para complementar a alimentação dos alunos e desde cedo eles comecem a comer alimentos saudáveis vindo direto a escola”, destaca Silvana Salustino, diretora da escola Manoel Benevenuto.
Com a assessoria dos agentes da Cáritas Diocesana de Guarabira, no mês de julho foram implementadas hortas sustentáveis plantadas pelos próprios alunos e professores, todos participaram da atividade motivados por saber que a colheita dos alimentos será destinada à escola.
A implementação
No plantio da horta, foi feito o preparo do solo e em seguida apresentado o manejo da horta no dia a dia. Durante o processo foram apresentadas as sementes, sua distribuição no canteiro, e formas de plantio. As mudas plantadas foram de alface, coentro e cebolinha, alimentos que serão suporte na alimentação nutricional na escola para os alunos.
Para além desse projeto, o município também foi contemplado com outras ações emergenciais realizadas pela CBNE2, como distribuição de cestas de alimentos e vale gás. A região também possui Unidades Demonstrativas Territoriais – UDTs, tecnologias sociais que ajuda aos agricultores a manterem suas produções como canteiro econômico; bioágua e biodigestor.
O projeto
O projeto foi executado nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, atendendo ao todo, 15 escolas rurais com estimativa de atender diretamente mais de 4.000 estudantes, e mais 300 pessoas que compõem a comunidade escolar como professores e funcionários. As atividades nos estados foram executadas pelas entidades membro que integram a CBNE2 em Pernambuco, pela Cáritas Diocesana de Pesqueira; na Paraíba, pela Cáritas Diocesana de Guarabira; no Rio Grande do Norte pela Cáritas Diocesana de Caicó.