Chuvas em Alagoas: 2.468 famílias serão contempladas com ação emergencial

Buscando mitigar o cenário da tragédia causado pelas chuvas nos últimos meses no estado de Alagoas, a Cáritas Brasileira NE2 através da área de atuação Meio Ambiente Gestão de Risco e Emergências (MAGRE), em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) realiza a Ação Emergencial SOS Enchentes 2022 que tem como objetivo contemplar 2.468 famílias com doação de geladeiras e fogões, o que corresponde a 9.900 pessoas, que foram atingidas pelas enchentes e continuam em situação de vulnerabilidade.
Serão contempladas com a ação emergencial a Arquidiocese de Maceió e Diocese de Penedo. Os agentes Cáritas estão visitando e cadastrando as famílias que se encaixem no perfil para seleção das famílias que será feita “em estrita consonância aos critérios e padrões humanitários de atendimento, baseada em avaliação de vulnerabilidade”.
Serão priorizadas as pessoas que perderam recursos essenciais – a exemplo das que perderam a moradia por completo ou todos os bens materiais, e as que tiveram o imóvel interditado pela Defesa Civil. Os municípios contemplados são: Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Flexeiras. Porto Calvo, Maragogi, Jacuípe, Traipú, Girau do Ponciano, São Sebastião, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Craíbas, Belém e Coité do Nóia.
Na última semana os(as) educadores(as) sociais iniciaram visitas às famílias em diversos municípios para diagnóstico e cadastro das famílias que serão contempladas, foram eles Traipú , Maragogi, Barra de Santo Antônio, Jacuípe, e Porto Calvo.
A Cáritas cumpre sua missão e o papel de ajudar os mais necessitados e em situação de vulnerabilidade e exclusão social, a partir da ação solidária em apoiar as famílias restabelecerem suas vidas.