Crianças participam de oficina para produção de mudas em laboratório de ecotecnologias

A oficina é uma iniciativa do projeto Quintais Ecoprodutivos de execução da Cáritas Brasileira NE2 na comunidade Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho
“As crianças são o futuro da família humana: cabe a todos nós promover o seu crescimento, saúde e serenidade”, Papa Francisco. Com esse twitter em sua conta pessoal, o santo padre recordou a importância de promover e estimular a primeira infância e atividades que busquem o desenvolvimento e evolução intelectual das crianças. Em comunhão, a Cáritas Brasileira também promove ações que estimulam essa premissa através da área de atuação do Programa Infância Adolescência e Juventude – PIAJ. Assim, no final de 2022, agentes Cáritas que executam o Projeto Quintais Ecoprodutivos realizaram uma oficina de produção de mudas para cerca de 80 crianças da pré- alfabetização da creche escola Centro Educacional infantil Professora Sueli Mesquita, na comunidade da Vila Claudete, Cabo de Santo Agostinho(PE).
O momento buscou a integração da creche com a vivência no laboratório de ecotecnologia, um espaço pedagógico organizado pela Cáritas para troca de saberes agroecológicos como a preparação da terra para a produção de mudas, com terra preta, barro, areia, cinza de fogão a lenha e esterco de animais. Também foi apresentado como diferentes tipos de recipientes podem ser usados como base para sustentação das mudas, como os recipientes reciclados tipo potes de iogurte, garrafas pet, caixa de ovos, dentre outros, para que possam contribuir com o meio ambiente evitando que os plásticos sejam descartados em locais inapropriados, dando a ele outra utilidade.
As crianças conheceram diversas sementes de hortaliças, frutíferas, nativas e cereais como milho, feijão, e fava. Durante a oficina elas participaram de todos os processos confeccionando as próprias mudas, e ao final levaram para casa como atividade extra para que cuidassem da semente até germinar, e depois plantar no quintal da sua casa.
Para quem participou da atividade, ficou o aprendizado e a esperança de integrar essa ideia de conscientização ecológica no dia a dia da escola. “Para as crianças é um aprendizado que levam para o resto da vida, para a escola é uma parceria e troca de experiências muito rica, pois, sempre foi um sonho nosso ter essa didática de integrar a visita da escola ao laboratório e agora com a oficina de mudas sou grata a equipe da Cáritas e as mulheres do laboratório, por tornar esse sonho uma realidade. Que possamos colher bons frutos da nossa parceria”, contou Adriana Alves, coordenadora da escola Centro Educacional infantil Professora Sueli Mesquita.