Notícias

Cáritas Regional Nordeste 2 realiza formação sobre Canteiros Econômicos

Cáritas Regional Nordeste 2 realiza formação sobre Canteiros Econômicos

A Cáritas Regional Nordeste 2 realizou entre os dias entre os dias 16 e 18 de novembro, a formação sobre Canteiros Econômicos, na Diocese de Campina Grande, para Agentes de Desenvolvimento Local – ADLs, e pedreiros rurais, que integram a assessoria técnica permanente do Projeto Tecendo Redes, e, parceria com a organização alemã, Misereor.  A formação aconteceu na comunidade rural de Pedra Redonda, no município de Pocinhos, na Paraíba, no agroecossistema familiar de Edileuza Severina da Silva.

O Projeto Tecendo Redes reforça as iniciativas comunitárias e familiares para convivência com os Biomas Mata Atlântica e Caatinga do Nordeste brasileiro, na perspectiva de gerar experiências exitosas que possam se converter em políticas públicas para a agricultura familiar desses biomas.

Com isso, a formação promoveu reflexões sobre a convivência com os dois biomas e a prática de construção e manejo de Canteiros Econômicos, a partir da compreensão dos participantes sobre a escolha do local, os melhores métodos de construção e dos materiais de construção mais apropriados à realidade das famílias beneficiárias.

O Canteiro Econômico integra um leque de tecnologias sociais capazes de economizar água na produção de alimentos saudáveis, principalmente em regiões semiáridas, com base em princípios da agroecologia.

Para Adson Acauã Frazão, ADL da Cáritas Diocesana de Pesqueira, “o formato adotado na formação: caminho teórico e prático para implantação das tecnologias sociais é muito interessante porque não fica apenas na teoria. “Essa troca é muito importante. Já estou no aguardo das próximas formações para conhecer o processo das outras tecnologias sociais”, concluiu.

Durante a parte prática, os padres João Barbosa do município de Pocinhos e José Benedito Reis, do município de Ligeiro, estiveram presentes para conhecerem o processo e adotarem a tecnologia social do canteiro em suas paróquias.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *