Notícias

Boletim Beija Flor-Série: Canteiros Econômicos apresenta o passo a passo para construção de um canteiro econômico

Boletim Beija Flor-Série: Canteiros Econômicos apresenta o passo a passo para construção de um canteiro econômico

Apresentamos o Boletim Beija Flor- Série: Convivendo com os Biomas- Canteiros Econômicos Uma ferramenta pedagógica e estratégica para disseminação de conhecimento, apresentação, mobilização, valorização das histórias, e saberes e experiências das famílias beneficiadas/ assessoradas por meio do projeto Tecendo Redes no Regional NE2.

As mudanças climáticas têm impactado as comunidades rurais, especialmente os agricultores e agricultoras familiares de base agroecológica que cultivam alimento para o consumo próprio, e ao mesmo tempo, lidam com a falta de água para uma produção alimentar consistente ao longo do ano. Diante desse desafio, os canteiros econômicos surgem como uma alternativa sustentável para produção e consumo de alimentos frescos e saudáveis pelas famílias, ao mesmo tempo que estimula o uso sustentável da água nas propriedades familiares (agroecossistemas).

O canteiro econômico é uma tecnologia social adaptada para locais com pouca água, permitindo a produção de alimentos com menor consumo de água na aguação. Essa economia de água ocorre devido a estrutura vedada do canteiro, que impede a perda de água para o solo. Além disso, a aguação é feita por um cano colocado no fundo do canteiro, espalhando a água de forma igual nas raízes das plantas.

O objetivo deste Boletim Beija Flor é apresentar, de maneira simples e objetiva, para os agricultores e agricultoras, assim como para outros públicos, o passo a passo para construção de um canteiro econômico, voltado ao cultivo de hortaliças, adaptado à realidade e necessidade das famílias.

Boa leitura.

Clique aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *