Cáritas NE2 promove formação sobre comunicação popular e constitui Rede de Comunicadores Populares

Está criada a Rede de Comunicadores da Cáritas Regional Nordeste 2. Com representantes das várias entidades dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, a rede se propõe a atuar, de forma integrada e articulada, na construção de uma comunicação popular, que dê voz às histórias diversas que compõem a missão da Cáritas. A criação da rede foi fruto da Oficina de Comunicação Popular e Incidência, promovida de sexta a domingo (27 a 29), no Centro Mariápolis, em Igarassu-Pernambuco.

Durante três dias, os participantes, dos quatro estados, discutiram a comunicação popular enquanto instrumento para se contrapor à imposição de uma história única. Estimulados pela facilitadora Monyse Ravenna, jornalista e pesquisadora em História Social, o grupo conversou também sobre a Política de Comunicação da Cáritas, e sobre os desafios, avanços  e possibilidades de cada entidade membro.

No primeiro dia da oficina, os participantes trocaram ideias sobre os canais de Comunicação que gostavam de utilizar em seu dia-a-dia e compartilharam histórias que marcaram suas trajetórias na Cáritas NE2. Algumas observações importantes foram ressaltadas como  a importância de nomear os sujeitos de cada história; e a certeza de que há muitas possibilidades para disputar hegemonia com a mídia comercial.

No segundo dia do encontro, o depoimento da escritora nigeriana Chimamanda Adichie foi ponto de partida para reflexões bastante relevantes quanto ao papel da Comunicação em fazer ecoar múltiplas vozes, impedindo a imposição de uma história única. E, como acentua a escritora, “Histórias importam. Muitas histórias importam. Histórias podem destruir a dignidade de um povo, mas histórias também podem reparar essa dignidade perdida”.

Inspirados pela fala do Papa Francisco, durante o 55ª Dia Mundial das Comunicações Sociais, os integrantes da Rede de Comunicação da Cáritas NE2 foram convidados a “sair da presunção cômoda do ‘já sabido’ e mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade, (… ) de tal modo que os outros possam, ao ler-te, tocar com as mãos o milagre palpitante da vida”.

O desafio agora é partir para a ação. A rede de Comunicadores permitirá uma estratégia integrada, bem como o fortalecimento coletivo e colaborativo das estratégias das entidades membros – com todas as suas múltiplas vozes a ecoar.

Participaram do encontro  voluntários (as) e colaboradores de comunicação das seguintes entidades membros; Cáritas Arquidiocesana de Maceió (AL),Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios (AL),Ação Social Arquidiocesana de João Pessoa (PB),Ação Social Diocesana de Patos (PB),Cáritas Diocesana de Guarabira (PB), Cáritas Diocesana de Afogados da Ingazeira (PE),Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife (PE),Cáritas Diocesana de Pesqueira (PE),Cáritas Diocesana de Palmares (PE),Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa (PE), Cáritas Arquidiocesana de Natal (RN),e Cáritas Diocesana de Mossoró (RN).