Agricultoras da paraíba participam de oficina sobre soberania alimentar e geração de renda

Agricultoras e agricultores dos municípios de Tacima, Dona Inês, Bananeiras, Solânea e Cacimba de Dentro, na Paraíba, participaram, neste fim de semana, de uma Oficina sobre soberania e segurança alimentar, nutricional e geração de renda. Realizada pela Cáritas Diocesana de Guarabira e Cáritas Nordeste 2, o encontro tratou de temas como agroecologia, segurança alimentar, reaproveitamento de alimentos, precificação e comercialização.
Os participantes colocaram a mão na massa e aprenderam a fazer receitas utilizando resíduos que seriam descartados, além de ingredientes produzidos nos locais. Bolo de casca de banana, bolo de macaxeira, bolo pé de moleque, pão de milho, pão de macaxeira, pão de batata doce, doce de banana e chips de banana verde… essas foram algumas das iguarias confeccionadas pelo grupo.
Os alimentos foram produzidos no fogão Ecológico e os participantes aproveitaram para conversar sobre essa tecnologia: seu manejo, materiais a serem utilizado para queima e a fabricação dos alimentos, e sua importância para a região semiárida. “Reforçamos que o objetivo do fogão é garantir as refeições diárias das famílias. Se a agricultura vai gerar algum bolo para vender na vizinhança, isso é uma consequência da eficiência da tecnologia, e não o seu foco”, salienta Ana Paula Gomes, assessora técnica da Cáritas NE2.
O segundo dia do encontro foi dedicado a exposição e venda dos produtos, e avaliação dos resultados da oficina. “Os participantes perceberam que é possível produzir receitas com os alimentos e materiais de que se dispõe. Se não tem uma forma para bolo, por que não usar uma panela velha, sem cabo? Se não tem forma para pizza, dá pra utilizar a tampa do caldeirão…”, exemplifica Ana Paula.
Todos os participantes receberam uma apostila com exemplos de receitas simples, baseadas em produtos facilmente disponíveis nos locais.