Cáritas NE2 promove cidadania e educação contextualizada em comunidades escolares que não têm acesso à água

Águas + Acesso: Escolas com água irá promover acesso à água e implementação do sistema de reuso de água para escolas rurais nos estados de AL, PE, PB e RN
Desde 2021 , pós pandemia o acesso à água se fez ainda mais urgente e necessário para hábitos tão simples como lavar as mãos. Com o agravamento da crise sanitária e do cenário econômico, a Cáritas Regional NE2 tem fomentado parcerias com iniciativas que promovam acesso à água, e reflitam a importância de não apenas construir tecnologias sociais, mas promover cidadania e educação contextualizada em comunidades escolares que não têm acesso à água.
Uma dessas iniciativas é o Projeto Águas para Educar que já implementou em escolas rurais e urbanas nos quatro estados do nordeste, AL, PE, PB e RN, cisternas de 52 mil litros para armazenamento da água da chuva, sistema de bioágua para reuso das águas cinzas, e horta e pomares atendendo diretamente mais de 4.000 estudantes, e mais 300 pessoas que compõem a comunidade escolar como professores e funcionários.
Em todas as edições o projeto Águas para Educar teve como parceria a Coca Cola Brasil, e nos estados a execução das entidades membro do Regional NE2; em Pernambuco, pela Cáritas Diocesana de Pesqueira e CBNE2; na Paraíba, pela Cáritas Diocesanas de Guarabira e Campina Grande; no Rio Grande do Norte pela Cáritas Diocesana de Caicó.
Para 2024/2025, foi lançado em Ipecaetá (BA), novamente em parceria Sistema Coca Cola Brasil e CBNE2 a nova edição do Águas para Educar que tem como nome “Água+ Acesso: Escolas com Água”, uma iniciativa que também visa a promoção da autonomia das escolas para o acesso à água, práticas sustentáveis de alimentação e cuidado ambiental.
O lançamento contou com a participação da aluna da escola municipal Joaquim Nabuco- Cabo de Santo Agostinho (PE), contemplada com a edição 2023, Livya Pereira; dos agentes Cáritas da CBNE2, Afonso Calvacanti, assessor de Convivência com os Biomas; e Gideão Patrício, assessor técnico; de Neilda Pereira, sec. Executiva da CBNE2, e dos representantes de entidades membro do Regional NE2, como Cáritas Arquidiocesana de Natal (RN), e Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios (AL).
O projeto “Água+ Acesso: Escolas com Água” chegará à Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde a parceira irá implementar tecnologias sociais de acesso à água em 30 escolas, com a instalação de 30 cisternas com capacidade de 52 mil litros para armazenamento de água da chuva e 15 sistemas de reuso da água (bioágua). Durante o processo de concepção dessas tecnologias sociais, as experimentações participativas irão considerar as habilidades e a disponibilidade de tempo das pessoas para as atividades de manejo cotidiano, e as manutenções periódicas das tecnologias da cisterna e do “bioágua”, comprovando sua viabilidade a rotina de trabalho e ao nível sócio cultural das famílias beneficiárias.
As atividades irão contemplar formações, capacitações e oficinas para animar educadores(as) e comunidade escolar para promover uma reflexão sobre a prática da educação, e realidade educacional do município, estimulando assim, a troca e construção do conhecimento para a mudança da realidade local.
Para Neilda Pereira da Silva, Secretária Executiva Regional da CBNE2, a parceria vai além do acesso à água, envolvendo a produção de alimentos saudáveis e um conjunto de ações que conecta diretamente as comunidades, em especial as escolas. “O projeto tem como objetivo garantir o acesso a água, tendo a participação da comunidade escolar em todas as etapas de execução do projeto. A iniciativa vai promover uma reflexão sobre a gestão dos recursos hídricos, a garantia de direitos e a importância de uma educação contextualizada envolvendo pais, alunos, gestores das escolas durante todo o processo de implantação e manejo das tecnologias, ampliando conhecimentos fundamentais para incorporar essas ações no Projeto Político Pedagógico das escolas participantes”, reforça.