Notícias

Rede Cáritas Regional Nordeste 2 realiza encontro de avaliação e planejamento estratégico para 2025

Rede Cáritas Regional Nordeste 2 realiza encontro de avaliação e planejamento estratégico para 2025

As bandeiras dos Estados

Espalhadas pelo chão

Em volta, irmãos abraçados

No pulsar de um coração

Do Pai que é todo bondade

E nos forma na caridade

E se mostra ao partir o pão

Que Ele abençoe e proteja

O nosso lindo regional

Que nos fez ser mais igreja

Nesse encontro sinodal

Ilumine a cada entidade

Com a luz da fraternidade

E com a ternura celestial…

Poema  de José Pinheiro, Agente da Cáritas Arquidiocesana de Natal (RN)

Motivados pelo caminho que temos construindo a Rede Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 se reuniu nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro para avaliar as ações realizadas em 2024 e para planejar o ano de 2025. A avaliação e planejamento faz parte do processo de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS) da Cáritas Brasileira, que motiva as entidades membro a refletirem sobre a prática, olhando para os desafios, mas, também valorizando os avanços na perspectiva da transformação social.

Das 21 dioceses do Regional Nordeste 2, 19 entidades membro participaram, trazendo dos seus territórios as ações desenvolvidas, mas, também os sonhos de seguir na caminhada. A metodologia do encontro, foi pensada em vários momentos de escuta, considerando a atuação dos fóruns Cáritas nos estados de AL, PE, PB e RN.

Durante a programação avaliamos os passos do processo de regionalização, recordando o que motivou a pensar, as ações realizadas e a revisão das prioridades. Este momento foi de grande importância para visualizarmos a nossa ação em rede, percebendo o quanto as entidades membro podem trocar experiências, valorizando as diversas ações que a Rede Cáritas tem realizado no Regional Nordeste 2.

O Comitê de formação e espiritualidade e os fóruns estaduais conduziram os momentos de oração e celebração eucarística. A mística dos agentes Cáritas deve ser encarnada na vida das pessoas, sobretudo, dos mais pobres, por isso, despertando se apaixonaram pelo serviço, por uma causa de fazer o bem pelas pessoas, de se sentir tocados pelo sofrimento dos irmãos e das irmãs.

Para além de uma construção participativa, os encontros da Rede Cáritas são momentos de fortalecimento das ações nas comunidades, paróquias, municípios e regiões que contribuem para a vivência da solidariedade, construção da cidadania, visando a sociedade justa e solidária.

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *