Notícias

Campanha com foco nas juventudes é a mais nova estratégia de mobilização da Cáritas NE2

Campanha com foco nas juventudes é a mais nova estratégia de mobilização da Cáritas NE2

Os jovens serão os protagonistas de uma nova ação de mobilização social que será implantada pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, a partir deste ano. Intitulada como Campanha dos Estudantes, a iniciativa é inspirada no “Dia de Ação”, que já faz parte do calendário de diversos países e tem o objetivo de arrecadar recursos para ajudar uma determinada causa social. Além de alunos, a atividade também reunirá colaboradores da instituição, gestores na área de educação e empresários locais.

No Secretariado Regional, a campanha será lançada, oficialmente, no dia 11 de agosto, data que é dedicada, no Brasil, aos estudantes. Como forma de sensibilizar e apropriar agentes Cáritas e demais públicos externos, o assessor regional de Mobilização de Recursos, Célio Meira, realizou, na última sexta-feira (21), no escritório em Recife (PE), uma reunião para apresentar a proposta de inserção social.

De acordo com Célio, a Campanha dos Estudantes visa proporcionar experiências aos jovens em diferentes temáticas, por meio de ações educativas e de iniciação profissional. Entretanto, a transformação social é o grande foco da ação. “O fato de promover discussões nas escolas e inserir os jovens no mundo do trabalho, é gratificante, mas mudar a realidade social de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade não tem preço”, explicou o assessor.

Conforme a metodologia que será aplicada, diversas visitas às escolas públicas e privadas serão feitas, a fim de sensibilizar e convidar os alunos para o engajamento na ação. Nesse sentido, serão apresentados alguns temas trabalhados pelo Regional Nordeste 2 nos campos da Convivência com o Semiárido, da Economia Popular Solidária e da Infância, Adolescência e Juventudes. Para essa etapa, cada aluno vai receber uma cédula, por meio da qual optará por uma das três ações. O mote mais escolhido pelos discentes será transformado no voto da escola.

Depois que cada escola eleger uma temática, uma nova contagem será feita e, novamente, a ação que obtiver mais votos será o tema da Campanha dos Estudantes 2017 e integrará o plano de aulas, que foi produzido pelas instituições de ensino. Todo esse movimento alcançará o ponto alto na Semana da Solidariedade, realizada, todos os anos, na segunda semana de novembro, mês em que se comemora o aniversário de fundação da Cáritas Brasileira.

Durante a Semana da Solidariedade serão realizadas inúmeras ações nas escolas para o aprofundamento temático, além de atrações culturais. E no dia 10 de novembro, em parceria com as escolas e empresas solidárias participantes, os jovens irão trabalhar por um dia e realizar a doação dessa diária em prol da temática escolhida. O valor será repassado pelos empresários à instituição e destinado às ações voltadas para a infância, adolescência e juventudes, assim como a proposta de arrecadação dos Cofrinhos Solidários.

Nesse sentido, será criado um comitê de jovens ligados à Cáritas, para acompanhar a destinação do recurso captado. A campanha será encerrada com uma grande celebração, que deverá reunir todos os participantes em um evento cultural. Para este ano, a meta inicial é envolver um total de cem jovens, mas a ideia é que esse número aumente conforme o passar do tempo.

Para Rinaldo Monteiro (22), a Campanha dos Estudantes é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal. “Muitas vezes, nós, jovens, temos o talento, mas não temos a chance de torná-lo público devido à concorrência do mercado de trabalho. Dessa forma, eu vejo, nessa ação, um meio para que as portas comecem a se abrir”, afirmou.

Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2
Fotos: Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação do Regional NE2


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *