Direitos da pessoa idosa é tema de capacitação no Seridó Potiguar

A Cáritas Diocesana de Caicó (RN), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou, na quinta-feira (10), no Centro Pastoral Dom Wagner, formação que reuniu conselheiros municipais e coordenadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) da região do Seridó.
A atividade faz parte do projeto “Fortalecendo a Rede de Garantia de Direitos dos Idosos do Seridó” que pretende articular e ampliar a proteção ao público em questão de 20 municípios da região. Para facilitar o encontro, estiveram presentes o advogado, José Romildo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (RN), e a pesquisadora, Tamires Carneiro, do Instituto Juvino Barreto, ambos integrantes do Conselho Estadual.
Na capacitação, foram abordados os seguintes temas: o papel do conselho e dos conselheiros na defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa; a responsabilidade dos conselheiros na fiscalização e aplicação das políticas públicas para a população idosa no município; o direito de imagem da pessoa idosa nas instituições filantrópicas e instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); o funcionamento, fiscalização e experiências brasileiras.
Segundo o agente da Cáritas Diocesana de Caicó, Carlos Martins, o encontro foi proveitoso levando em consideração o interesse dos participantes e a abrangência dos efeitos da formação. “Tivemos a presença da maioria dos municípios convidados e esperamos que, até o final do projeto, os 11 conselhos existentes estejam funcionando efetivamente e os outros nove sejam implantados”, disse.
A iniciativa é financiada pelo Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Caicó, a partir de recursos doados pelo Banco do Nordeste.
Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação do Regional NE2, com informações da Cáritas Diocesana de Caicó