Notícias

Grito dos Excluídos é tema de encontros no território de Pesqueira

Grito dos Excluídos é tema de encontros no território de Pesqueira

A Cáritas Diocesana de Pesqueira (PE) programou uma série de reflexões em torno da temática da 23ª edição do Grito dos (as) Excluídos (as). O cronograma de atividades foi construído, na última terça-feira (15), na sede da instituição, com a presença de agentes Cáritas diocesanos e paroquiais.

Como proposição no território diocesano, serão promovidas rodas de conversa, nas quatro regiões pastorais, para discutir as reivindicações a partir da ideia central da mobilização. Na sequência, será realizado um seminário para expressar publicamente, por meio de carta/plataforma, os debates feitos nos territórios; a formulação de instrumentos de visibilidade das reivindicações; e a articulação posterior de um Fórum de debate.

Para a secretária executiva da Cáritas Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, “a proposta das rodas de conversa é provocar, instigar as pessoas a refletirem sobre seus direitos, na perspectiva das políticas públicas existentes nos municípios, estado e país. Não podemos ficar parados, observando, precisamos nos articular para juntos mostrar as propostas e cobrar a efetivação das políticas públicas”, explica.

As rodas de conversa foram previstas para os dias 29/08, em Jataúba (PE), 30/08, em Belo Jardim; 31/08, em Arcoverde e em Buíque. No dia 5 de setembro, a cidade de Pesqueira receberá 6 rodas de conversa.

Estão convidados para participar das rodas e demais atividades, os movimentos sociais, associações, sindicatos, pastorais sociais, comunidades indígenas e quilombolas, movimentos de juventude e mulheres e organismos da Igreja.

O Grito

O Grito dos (as) Excluídos(as) se propõe como um processo político e de atuação firme em favor de todos os povos oprimidos e excluídos historicamente no Brasil. Há 23 anos, esta articulação tem levado milhares de pessoas às ruas para denunciar uma série de violações. A edição deste ano aborda como tema “Vida em Primeiro Lugar” e tem como lema “Por direitos e democracia, a luta é todo dia”.

Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação do Regional NE2, com informações de Fabiana Francelino, da Cáritas Diocesana de Pesqueira


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *