Doutrina Social da Igreja norteia reflexões na Diocese de Pesqueira (PE)

Agentes da Cáritas Diocesana de Pesqueira participaram de um encontro preparatório para a 5ª Sessão do Sínodo, no último sábado (19), no Centro Pastoral São João Paulo 2º. O objetivo da ocasião foi apresentar as orientações da Igreja Católica sobre as questões sociais, a partir de documentos e pronunciamentos, e debater os problemas que fazem parte do contexto local.
Como encaminhamento do encontro, os participantes destacaram a necessidade de fortalecer e fomentar as ações nas bases, como em grupos de mulheres, associações e paróquias. Além disso, outro ponto reforçado diz respeito à formação, a partir do olhar que cada pessoa tem do local em que está inserida, baseado nas orientações propostas pelos diversos documentos. Para monitorar esses direcionamentos, foi construído um calendário com as seguintes atividades: realização de círculos bíblicos, encontros nas regiões pastorais e a 5ª Sessão do Sínodo.
Sínodo Diocesano
Aberto no dia 26 de março de 2015, o Sínodo Diocesano é uma assembleia constituída por padres, religiosas, leigos/as nomeados/as para se reunirem com o propósito de refletir, à luz da Palavra de Deus, as orientações da Igreja para os próximos anos. Para nortear as pessoas que vão participar da 5ª Sessão, a Cáritas Diocesana de Pesqueira construiu um material exclusivo em conjunto com diversas representações de paróquias e do clero.
Com o tema “Igreja a serviço da vida plena para todos”, a 5ª Sessão do Sínodo da Diocese de Pesqueira será realizada no dia 11 de novembro e contará com a assessoria da secretária executiva da Cáritas Diocesana, Neilda Pereira. “O Evangelho mostra-nos claramente o projeto de vida de Jesus. ir ao encontro do outro, despertar as pessoas para a leitura crítica da realidade. Precisamos conhecer as sementes que estão sendo plantadas, que estão germinando nas paróquias, grupos e comunidades. Temos iniciativas bonitas, que contribui para a melhoria da vida das pessoas, sobretudo dos mais pobres, por isso a 5ª Sessão do Sínodo, tem como ideia principal conhecer essas experiências, valorizar, articular e fortalecer”, explicou.
Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2
Com informações e fotos de Fabiana Francelino | Cáritas Diocesana de Pesqueira