Notícias

Oficina de fotografia movimenta jovens de Projeto da Cáritas Nordeste 2

Oficina de fotografia movimenta jovens de Projeto da Cáritas Nordeste 2

Mediadores de Conflitos em formação no Piaj aprenderam a usar aparelho de celular em benefício coletivo

Fazer uma reflexão sobre como usar o celular com responsabilidade, para fotografar a si próprio e a um grupo onde se está inserido, foi um objetivo da Oficina de Fotografia Móvel realizada pela Cáritas NE2, no último sábado (03), na Escola Estadual São Francisco de Assis, no bairro do Arruda. A ação faz parte das atividades do Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), que utiliza metodologias diferenciadas e voltadas para os jovens, e tem como finalidade fomentar entre crianças e jovens a cultura da paz, promovida pela Igreja Católica, da qual a Cáritas faz parte em sua dimensão pastoral.

A partir de uma metodologia popular e comunitária, 23 jovens e adolescentes em formação como Mediadores de Conflitos no PIAJ puderam entender os benefícios da fotografia, assim como os riscos da exposição virtual. Com a oficina, eles aprenderam a tirar fotos de maior qualidade, além de formatarem ideias de como aproveitar as imagens feitas com o celular para usá-las em prol da comunidade.

Segundo a educadora social do Programa, Roseane Ferreira, a fotografia foi trabalhada de forma que as imagens produzidas pelos alunos pudessem servir como objeto de mediação de conflitos e redução da violência. “Eles aprenderam técnicas de fotografia profissional, mas que podem ser feitas a partir de um smartphone. Foi um momento de grande interação e aprendizado”, comenta.

Durante o dia de curso, os participantes conheceram noções básicas de fotografia, como foco, iluminação e enquadramento, além de questões como direito de imagem, exposição pessoal e ética. Na parte prática da formação, o grupo caiu em campo para fotografar as ruas, o mercado público de Água Fria, os problemas sociais e o dia a dia da comunidade. O resultado do aprendizado será uma exposição fotográfica que acontecerá dentro da escola.

As atividades do PIAJ estão entre várias outras ações realizadas e previstas no âmbito da missão institucional da Cáritas, com foco no público prioritário de crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade e exclusão social no Nordeste, no Brasil e também no mundo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *