Notícias

Cáritas e UFPE discutem parceria em projetos sobre migração e refúgio

Cáritas e UFPE discutem parceria em projetos sobre migração e refúgio

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 recebeu, na manhã da última quinta-feira (23), representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para discutir estratégias de integração entre projetos da UFPE e Cáritas, cujo foco é migração e refúgio. A parceria pode ser desenvolvida para a realização de um curso de extensão e seminários sobre o tema na universidade, assim como para a promoção de feiras multiculturais e pesquisas de campo.

A ideia é unir forças, para que as ações de apoio e melhoria das condições de vida de migrantes e refugiados no Brasil sejam exemplos que fomentem a transformação de ajudas pontuais em Políticas Públicas permanentes, visto que existe na região um fluxo migratório constante, não apenas de venezuelanos, como também de outras nacionalidades. Nesse sentido, tanto as ações como o Projeto Creciendo, parceira com a fundação Interamericana (IAF), executado pela Cáritas NE2, como o Projeto Migra (UFPE), buscam atender demandas de migrantes venezuelanos em Pernambuco e podem contribuir juntos para a realização de ações importantes como formação profissional e de incidência política que garantam o empoderamento desse público.

A trajetória de acolhida, proteção e promoção dos migrantes venezuelanos da Cáritas NE2 iniciou-se com o Programa Pana, em parceria com a Cáritas Suíça e Governo Americano, passando depois para o projeto Europana, que garantiu auxílio financeiro para as famílias que iniciaram um processo de autonomia econômica e desligamento dos projetos que prestaram a assistência inicial na chegada ao Recife. Nesse momento, a instituição busca auxiliar os migrantes na inserção ao mercado de trabalho, assim como fomentar iniciativas de empreendimentos econômicos solidários aos venezuelanos com perfil empreendedor.

Para a coordenadora do Projeto Creciendo, Luciana Florêncio, contar com a Universidade Federal de Pernambuco, assim como a Unicap, no desenvolvimento de algumas ações significa somar conhecimentos práticos e científicos que só enriquece o debate e agrega iniciativas criativas nas ações de fortalecimento desse público. “Os parceiros são sempre fundamentais para promoção de direitos e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários”, comenta.

A CÁRITAS sediou reunião a convite da UFPE, que também estendeu o convite  UNICAP para dialogar  sobre o PROJETO sobre migração  – MIGRA, com iniciativas  de professores e estudantes da UFPE, das área de comunicação e geografia. O projeto tem como objetivos realizar um mapeamento das instituições que atuam com migração e com os processos migratórios nas cidades do estado. A iniciativa também prevê a realização de uma feira multicultural, assim como a fomentação de feiras existentes na universidade, de artesanato e agroecológica, entre outras. E de atividades formativas para os profissionais, imigrantes, comunidade acadêmica e sociedade civil.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *