Venezuelanos participam de curso de cabeleireiro e barbearia para ingressar no mercado de trabalho

A Cáritas Brasileira NE2 em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), através do projeto ” Fortalecimento da Casa de Direitos PE: Uma ação formativa e solidária com foco na inclusão Social de 204 venezuelanos interiorizados em Pernambuco” está promovendo o curso gratuito de cabeleireiro e barbeiro para venezuelanos(as). Com vagas limitadas, os(as) alunos(as) matriculados(as) para cada modalidade participaram das formações em cinco encontros entre os meses de março e maio.
No decorrer das aulas o curso abordou assuntos como legislação, mercado de trabalho, equipamentos essenciais para o corte, apresentação dos equipamentos / materiais e orientação sobre eles, cuidados com a pele e procedimentos estéticos como: limpeza da pele, demonstração de corte de cabelo e barba.
Na última semana os alunos participaram de uma aula de barbearia facilitada pelo venezuelano Sergio Samuel, que vive no Brasil, trabalha como barbeiro e ministra cursos na área. “ Vim até a Casa de Direitos para receber uma cesta de alimentos , e chegando aqui soube dos cursos profissionalizantes e quis saber como eu poderia ajudar meus irmãos venezuelanos de alguma forma. Assim, me ofereci para dar aula de barbearia, minha profissão”, comenta.
Para Gledson Souza, educador social do programa de Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira NE2, a presença de pessoas como Samuel, fortalece não só o desenvolvimento da prática profissional, como ampliação da rede de contatos para integração, e relações entre os migrantes.
As duas últimas aulas irão ocorrer nos dias 05 e 06 de maio , e ainda no mês de maio serão abertas inscrições para o segundo curso de gastronomia para migrantes.
Ao final dos encontros, os alunos recebem um certificado com carga horária de 40hrs. As formações acontecem na Casa de Direitos de Pernambuco, localizada na Universidade C,atólica de Pernambuco – Bloco E( 1º andar), na Rua do Príncipe, 526, Boa Vista ,Recife, espaço de integração da população migrante em Pernambuco em parceria com a UNICAP.