A Santidade é mais acessível do que se imagina

Um chamado aos cristãos para a santidade no mundo atual. Esse é o novo convite feito pelo Papa Francisco por meio da Exortação Apóstólica “Gaudete et Exsultate”, divulgada na última segunda-feira (09). De acordo com o Pontífice, o documento não tem a proposta de aprofundar análises sobre os caminhos que levam à santificação, mas tem o propósito de reavivar a vocação que todos os batizados são convocados a viver.
Na Exortação, o Papa afirma que presencia a santidade na forma amorosa como os pais criam os filhos, em homens e mulheres que trabalham pelo sustento da família, nos enfermos e nas pessoas idosas que sorriem. Segundo ele, essa capacidade de persistir na caminhada do dia a dia, apesar dos desafios contemporâneos, compõe a Igreja militante, formada por “santos ao pé da porta”, pessoas que vivem perto de nós e são sinais da presença de Deus.
A santidade é apresentada, ao longo do texto, como uma realidade acessível a todos, a partir da vivência da vocação em que cada um é chamado. “És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais”, aconselha o Papa.
Da mesma forma como Francisco orienta os caminhos para alcançar a santidade, ele também aponta os obstáculos capazes de afastá-la. Segundo o Papa, “um compromisso movido pela ansiedade, o orgulho, a necessidade de aparecer e dominar, certamente, não será santificador”. Ao mesmo tempo, ele indica como saída a própria doação, a fim de que os “esforços tenham um sentido evangélico e nos identifiquem cada vez mais com Jesus Cristo”.
Desde o início do pontificado, o Papa Francisco publicou três Exortações Apostólicas: “Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual” (2013) e “Amoris Laetitia: sobre o amor na família” (2016). Para ler “Gaudete et Exsultate”, na íntegra, em português, clique aqui.
Por Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2
Foto: Reprodução | Vatican News