Ação de cidadania em Chão de Estrelas atendeu centenas de moradores da comunidade

O 71º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos na comunidade de Chão de Estrelas foi comemorado com presentes para os moradores da localidade e redondezas. Desde as primeiras horas dessa terça-feira (10), centenas de pessoas se dirigiram ao Centro de Organização Comunitária do bairro para participar de uma ação de cidadania organizada pela Cáritas Brasileira regional Nordeste 2 em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco (SJDH/PE).
De 8h às 12h da manhã, mais de mil e quatrocentas pessoas da comunidade aproveitaram os diversos serviços de utilidade pública ofertados por parceiros como a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), que fizeram cópias do documento de identidade (RG) gratuitamente para cem pessoas. Quem esteve no local a procura de segunda via de documento, teve oportunidade de refazer também as certidões de nascimento, casamento, óbito e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Esses foram os serviços mais procurados.
Wladimir Matias da Silva, que nasceu no bairro, não perdeu a oportunidade de retirar a terceira via da carteira de identidade gratuitamente. Fora da ação ele teria que desembolsar R$ 42,76 pelo novo registro geral. Sem o documento que foi extraviado, ele utiliza a carteira profissional como um documento de identificação, mas não se sente seguro. “Com a violência no Recife tem sempre policiais abordando a gente na rua e pedindo identificação, é complicado andar sem o RG”, lembrou.
A população contou também com orientações do Procon-PE, da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Celpe, agendamentos do Detran, entre outros. Quem preferiu cuidar da aparência, os profissionais da Embelleze estiveram presentes para fazer limpeza de pele, massagem facial e corte de cabelo. A dona de casa Sonia Maria Severina de Jesus, de 56 anos, moradora da Campinha do Barreto há 30 anos, aproveitou os serviços de beleza para se cuidar. “Cuidar da gente sem ajuda profissional é difícil. Em casa eu passo, no máximo, um cremezinho na pela de vez em quando, aqui estou me cuidando de verdade”.
O secretário executivo da SJDH, Diego Barbosa, comemorou a parceira com a Cáritas e os resultados que são possíveis quando Governo e Sociedade Civil trabalham juntos. Ele fala da importância da retirada de documentos que dá a população acesso ao emprego, ao Bolsa Família, ao cartão do SUS, entre outros. “Na conjuntura atual o melhor caminho a ser seguido é o de mãos dadas com a sociedade civil para levar mais benefícios às populações mais carentes”. Para a pedagoga da Cáritas que acompanha o projeto, Roseane Ferreira, a parceria com a SJDH tem sido fundamental para ajudar os mais carentes no resgate à cidadania. “Estivemos unidos para montar o Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos na comunidade de Chão de estrelas, mas hoje trabalhamos lado a lado para dar mais cidadania e qualidade de vida a todos daqui”.