Notícias

Ações das Cáritas Regional NE2 serão vistas em todo Brasil

Ações das Cáritas Regional NE2 serão vistas em todo Brasil

Os profissionais percorrem cerca de 800 quilômetros pelo Agreste e Sertão nordestinos para mostrar a interferência das Cáritas na melhoria da qualidade de vida das pessoas

Os desafios da igreja: seca e semiárido é o tema da reportagem que a TV Aparecida (SP) está realizando com apoio das Cáritas ligadas à Regional Nordeste2, e vai ao ar no próximo dia 26 de setembro, às 21h. Uma equipe da emissora está, de 5 a 18 de agosto, visitando e registrando as ações das Entidades Membros em comunidades acompanhadas pelas Dioceses de em Pesqueira (PE), Palmeira dos Índios (AL), Patos (PB) e Caicó (RN). O objetivo é mostrar a contribuição da Igreja no trabalho de enfrentamento da estiagem no Nordeste do país.

Na passagem por Pernambuco, a equipe da TV mostrou as experiências exitosas de combate à escassez hídrica, a partir das ações da Diocese de Pesqueira, no Agreste do estado. O grupo visitou, entre outras ações, o Projeto de Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água, executado pela Instituição no município de Buíque. O projeto tem o objetivo de revitalizar poços artesianos para implantação de três sistemas comunitários que atendem demanda por água de 320 famílias, em 11 comunidades rurais do município.

Na manhã de sábado, já no estado de Alagoas, a visita foi no Sítio Xexéu, localizado no município de Mata Grande. A equipe da emissora conversou com uma beneficiária de cisterna de produção construída pela Cáritas de Palmeira dos índios que já usa o reservatório para a produção, alimentação e venda de hortaliças. Alagoas mostrará também para o Brasil as ações da igreja na comunidade indígena Kalanko, localizada no município de Água Branca, beneficiada duas vezes com projeto de cisternas de consumo humano através da Cáritas NE2 e Cáritas diocesana, com apoio financeiro do Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB. Lá a equipe da TV foi recebida com o ritual sagrado e gravou entrevista com o cacique.

Na passagem ainda pelo estado de Alagoas os repórteres conheceram família beneficiada com uma tecnologia social de produção de biogás, o biodigestor que produz gás a partir do esterco de animais em Iguaci, e gravaram entrevista com o bispo dom Manoel Soares. Nesta quarta-feira (14), a equipe da TV Aparecida está acompanhando a Ação Social da Diocese de Patos no Vale do Sabugi, junto aos beneficiários do Assentamento Novo Horizonte, na Várzea e em Lagoa do Brejinho. O encerramento das filmagens acontecerá no Sertão do Rio Grande do Norte, junto com a Diocese do município de Caicó.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *