Notícias

Ágora dos futuros traz nova proposta metodológica para a continuidade das discussões abertas no FSM

Ágora dos futuros traz nova proposta metodológica para a continuidade das discussões abertas no FSM

Muitas são as propostas de incidência pós Fórum Social Mundial (FSM), na última sexta (16/03) dois documentos foram sistematizados e apresentados durante a Assembleia Mundial das Mulheres e na Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências. Mas a 13º edição do FSM, que se encerra neste sábado (17/03), também experienciou uma nova metodologia de partilha de propostas: a Ágora dos Futuros.

Construção de alianças

Quem passou pela Praça das Artes (UFBA), na manhã deste sábado (17) pode participar do espaço dedicado à construção de alianças e fortalecimentos das resistências. Segundo Pierre George, um dos representantes da Cáritas internacional no Conselho Internacional do FSM, a Ágora dos Futuros foi pensada como um momento final do fórum, que estivesse em sintonia com a ideia de dois importantes pontos da carta de princípios do evento: ninguém fala em nome do fórum e os facilitadores dos fóruns se comprometem a disseminar as ações, decisões e declarações dos participantes.

“A ideia foi combinar as duas coisas em um espaço horizontal, onde os participantes que tenham ações públicas após o fórum, sejam elas iniciativas que já existam e foram reforçadas ou aquelas criadas durante o fórum, possam se encontrar, descrever suas ações, discutir, deixar contatos. É um espaço para relação entre os participantes e para que os grupos possam se articular”, explica George.

Futuro para a Ágora

A proposta é de que as ações partilhadas na Ágora estejam em um calendário disponibilizado virtualmente, para que pessoas de todo mundo possam encontrar as atividades planejadas de março até o final de 2019 e contribuir com a atualização do calendário. “Esta primeira realização é um momento simbólico. Existe a ideia de fazer uma sala de preparação, onde vamos colocando as iniciativas durante o evento e no final se faça um grande encontro com os participantes”, conclui.

Por Morgana Damásio | Rede de Comunicadores/as da Cáritas Brasileira | Regional NE3

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *