Notícias

Agricultores do Território do Agreste na Paraíba se preparam para 6ª Festa das Sementes da Paixão

Agricultores do Território do Agreste na Paraíba se preparam para 6ª Festa das Sementes da Paixão

Agricultores e agricultoras da região de atuação do Fórum de Lideranças do Agreste (FOLIA), com a assessoria da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Centro de Ação Cultural (CENTRAC), organizações da Articulação do Semiárido Paraibano (Asa Paraíba), estão realizando, em todo o território do Agreste Paraibano, um processo de preparação para a VI Festa das Sementes da Paixão, que será realizada em 2015 na Paraíba. A preparação conta com o mapeamento dos guardiões e guardiãs de sementes, de bancos de sementes e com encontros e outras atividades de formação.

Na último dia 06 de agosto, agricultores/as dos assentamentos Dom Marcelo e João Pedro Teixeira, município de Mogeiro, se reuniram em conjunto com a equipe do CENTRAC para dar início ao mapeamento dos guardiões e guardiãs das sementes paixão de cada região. Segundo Madalena Medeiros, do Programa Desenvolvimento Sustentável do CENTRAC, a ideia é levantar quem são os/as agricultores/as guardiões, quais as variedades que eles/as vem conservando e multiplicando, além de ajudar na organização e animação dos bancos de sementes familiares e comunitários existentes e no apoio à criação de novos bancos. Durante a mobilização, realizada no Assentamento João Pedro Teixeira, o agricultor Pedro Martins mostrou entusiasmo ao aceitar a proposta de resgatar as sementes que não existem mais no assentamento e preservar as existentes: “É muito desafiadora a proposta de criação de banco de sementes para que quando as sementes do governo cheguem até nós, à gente possa dizer que não precisa”.

No dia 08 de agosto foi realizada, na Cúria Diocesana de Campina Grande, um momento de formação que contou com a participação de representantes das comissões municipais e presidentes de associações dos 11 municípios que o território que Folia atua: Mogeiro, Itabaiana, Aroeiras, Ingá, Natuba, Salgado de São Félix, Umbuzeiro, Gado Bravo, Fagundes, Itatuba e Riachão de Bacamarte.

Durante a formação, houve a exibição do vídeo “Agricultura familiar: Guardiã das Sementes da Paixão” do Polo da Borborema. Rejane Alves de Lima, assessora pedagógica da Asa Paraíba ressaltou os bancos de sementes comunitários e familiares como uma das principais estratégias para proteger e conservar as sementes: “O banco é uma oportunidade da comunidade exercer a coletividade e as práticas comunitárias, é uma forma de conservar as sementes” afirma.

Ao final de cada processo de mobilização é lido o termo de compromisso de guardião e guardiã das sementes e entregues a cada representante presente no momento e a partir disto cada representante leva a proposta de começar a fazer o mapeamento em sua região, levantando quem são os guardiões e guardiãs e quais são as espécies que existem e quais as que desapareceram e precisam ser resgatadas.

Este ano de 2014 é um momento de preparação com mobilização, formações e intercâmbios para preparação da festa das sementes da paixão que acontecerá em 2015 que tem o objetivo de proporcionar troca de experiências entre os agricultores que fazem parte da rede de sementes e da Asa Paraíba.

Fonte: Centrac Campina Grande-PB


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *