Águas para Educar promove acesso à água em escola e creche no município de Tacima, na Paraíba

A Cáritas Diocesana de Guarabira, no estado da Paraíba, inaugurou na última semana tecnologias sociais de acesso à água como a cisterna de placas e bioáguas para comunidade urbana na Diocese de Guarabira , no município de Tacima.
A Creche Severino André atende uma comunidade escolar com 230 alunos, e 29 pessoas entre funcionários e professores, e foi contemplada com as tecnologias sociais cisterna de placa com capacidade de 52.000 litros para captação e armazenamento das águas das chuvas, e um bioágua. A Escola Estadual Eci Tercilio Teixeira da Cruz também recebeu a cisterna de placas de 52.000 litros, e um bioágua.
Em ambos os momentos o encontro começou com a recepção do público, agentes Cáritas, representantes da gestão municipal, da Diocese de Guarabira, e voluntários (as) ao som da apresentação musical dos alunos , e a apresentação do projeto e os impactos trazidos com a implementação das tecnologias sociais, cisterna de placas e bioáguas.
A ampliação do debate sobre o acesso à água e educação contextualizada nas escolas, aborda a temática da convivência com o semiárido, bem como, a importância de envolver alunos, pais e funcionários na execução do projeto. Neste sentido, o Projeto Águas para Educar, em parceria com a Coca Cola Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) visa implantar tecnologias sociais de acesso à água as dinâmicas da comunidade escolar e entorno, gerando processos educativos permitindo assim, abastecimento de água e alimentação de qualidade e bons hábitos alimentares.
O projeto foi executado nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, atendendo ao todo, 15 escolas rurais com estimativa de atender diretamente mais de 4.000 estudantes, e mais 300 pessoas que compõem a comunidade escolar como professores e funcionários. As atividades nos estados foram executadas pelas entidades membro que integram a CBNE2 em Pernambuco, pela Cáritas Diocesana de Pesqueira; na Paraíba, pela Cáritas Diocesana de Guarabira; no Rio Grande do Norte pela Cáritas Diocesana de Caicó.