Notícias

Águas para educar promove o direito à água de qualidade e o uso sustentável

Águas para educar promove o direito à água de qualidade e o uso sustentável

Em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o ODS 6, que visa “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos e todas”, a Cáritas Regional Nordeste 2 executa o Projeto Águas para Educar, em escolas municipais no Cabo de Santo Agostinho (PE), uma ação voltada para disponibilizar água às escolas que enfrentam dificuldades de acesso localmente.

O projeto é uma parceria com a Coca-Cola Brasil e implementou tecnologias sociais de acesso à água, como a cisterna de 52 mil litros, para captação e armazenamento da água da chuva, um sistema para reuso de água, o bioágua, além da instalação de pomar ou horta, com objetivo de transformar a escola em um ambiente sustentável.

A Escola Municipal Joaquim Nabuco, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, teve suas tecnologias inauguradas na manhã do dia 26 de junho. O momento foi de grande alegria para os alunos(as), professores(as), comunidade e gestores(as) que se faziam presentes no local. “Foi muito importante viver junto com meus colegas esse projeto porque podemos entender como funciona cada tecnologia e o quanto ela traz benefícios na nossa escola. Hoje não temos mais problema com falta de água”, afirmou a estudante do oitavo ano, Lívia Lais.

Além das instalações das tecnologias sociais que garantem o abastecimento de água e a qualidade alimentar, o projeto promoveu  formações  sobre a convivência com os biomas, a segurança alimentar e nutricional, e a construção de hábitos alimentares saudáveis.

O Águas para Educar reflete a ampliação do debate sobre a importância da educação contextualizada e o envolvimento de toda a comunidade na construção de um futuro sustentável, garantindo que todos tenham acesso aos recursos hídricos necessários para uma vida digna e saudável.

O momento contou com a presença da comunidade escolar, pais, alunos(as) e professores(as), representantes da gestão municipal, da comunidade do Engenho Massangana e da Solar Coca-Cola.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *