Alegria e integração entre crianças e famílias migrantes marcam a Festa da Campanha do Brinquedo
Crianças e famílias migrantes tiveram um dia especial neste sábado, 26 de outubro – momentos marcados pela alegria de estar juntos e compartilhar. Na festa de culminância da Campanha do Brinquedo, a alegria e disposição da meninada foram protagonistas. Além de ganharem presentes, eles passaram a tarde se divertindo na cama elástica, nos brinquedos infláveis, nos balanços, escorregos e gangorras da Fundação Cecosne – que abrigou o evento promovido pela Cáritas Nordeste 2.
Lançada no dia 30 de setembro, a Campanha do Brinquedo 2024 – Doe e faça uma criança feliz /Dona y haz feliz a un niño – garantiu a arrecadação de mais de 180 brinquedos. As doações que sobraram serão destinadas ao Natal das Crianças Warao – povos indígenas da Venezuela. A festa do último sábado foi também um momento de integração entre as crianças e famílias migrantes; voluntários, parceiros e agentes da Cáritas NE2.
Além da cama elástica e do brinquedo inflável montados no local, e dos escorregos, balanços e gangorras disponíveis no Cecosne, as crianças puderam participar de várias atividades. Teve pintura, criação de arte com dobradura, corrida com bambolê, cabo-de-guerra e muita animação – além de lanche, pipoca e algodão-doce.
O tão aguardado momento da distribuição dos brinquedos aumentou a alegria. Teve presentes para todas as idades, desde os pequenininhos, de colo, até os pré-adolescentes. “Importante agradecer a colaboração de todos: tanto os que doaram os brinquedos quanto os voluntários e agentes Cáritas, que apoiaram nas brincadeiras e nos cuidados. Todos se divertiram bastante e os adultos voltaram a ser crianças por uma tarde, contagiados pela energia da meninada”, afirma Mona Mirella, do Programa de Migração e Refúgio da Cáritas NE2.
Entre os participantes, Reginaldo Alves, agente da Cáritas NE2, confeccionou pipas para distribuir com as crianças. Parceiro da Cáritas NE2, o Projeto RAFA (Rede de Amor, Fraternidade e Amizade) foi representado pelo voluntário Luiz Marcos que, além da doação de brinquedos, participou ativamente da festa, doando um pouco de seu tempo e atenção às crianças migrantes.
ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS – Luiz foi um dos participantes do Encontro de Voluntários do Programa de Migração e Refúgio, que aconteceu na manhã do sábado, no Cecosne. Mais de 25 voluntários, que contribuíram em diferentes épocas nas ações junto aos migrantes e refugiados, participaram deste momento de integração. É o caso de Rose Michelle, voluntária antiga na área jurídica do programa; ou da recém chegada Camila Torres, que começou a contribuir no ano passado.
O programa de voluntariado é uma das áreas de atuação da Cáritas NE2 que contribui para construir uma vida melhor para as pessoas, além de colaborar com a mobilização de pessoas em esforços comuns, a fim de potencializar boas práticas de transformação social. “Acolhimento é a palavra que melhor descreve meu sentimento enquanto voluntário. Ao nos sentirmos acolhidos, a gente procura também transmitir esse cuidado e atenção para cada pessoa que nós atendemos ”, afirmou o voluntário, Pedro Vinicius.
O grupo compartilhou memórias e celebrou a alegria de atuar solidariamente. Durante o encontro, foi lançada a cartilha Creciendo, Histórias de Recomeços, um material bilingue com narrativas de vida de alguns migrantes empreendedores que foram assessorados pelo Programa de Migração e Refúgio da Cáritas Nordeste 2