Notícias

Angelo Zanré é reeleito secretário da Cáritas NE2

Angelo Zanré é reeleito secretário da Cáritas NE2

A pauta da VIII Assembleia Regional da Cáritas Nordeste 2, realizada nos dias 03, 04 e 05 de novembro, em Piranhas (AL), também envolvia as escolhas para vagas de secretário regional e membro titular do Conselho Consultivo. O atual executivo, Angelo Zanré, foi reconduzido ao cargo para o próximo quadriênio e, juntamente com ele, foi escolhido o diácono Antônio Lisboa, da Cáritas Diocesana de Campina Grande (PB), na condição de conselheiro titular.

Todo o processo foi realizado, no sábado (04) à tarde, pela coordenação do evento, que apresentou os candidatos e orientou a dinâmica eleitoral, a apuração dos votos e a homologação dos resultados. Para secretário regional, o único candidato foi Angelo Zanré, que está a frente dos trabalhos da instituição, no mesmo cargo, desde 2014. Já, para a vaga titular do Conselho Consultivo Regional, apresentou-se o diácono Antônio Lisboa.

De forma separada e secreta, Angelo Zanré foi reconduzido ao cargo por 19 votos a favor e 03 votos em branco. Já, para conselheiro titular, 15 delegados escolheram o nome do diácono Antônio Lisboa e outros 07 decidiram se abster.

Para Zanré, a sua reeleição o desafia a se esforçar cada vez mais a cumprir a missão da Cáritas Brasileira no território. “É importante dizer que, entre as prioridades do Secretariado, estão o apoio no sentido de fortalecer as organizações membros nas suas ações, sustentabilidade e autonomia; consolidar ainda mais o espírito e sentimento de pertença à Rede; articular a criação das Cáritas nas dioceses de Afogados da Ingazeira, Petrolina e Salgueiro; e ampliar o diálogo com o clero e com as coordenações das pastorais sociais e Comunidades Eclesiais de Base (Cebs)”, destacou.

A coordenação eleitoral foi formada pelo diretor executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Lopes da Silva Mandela, pelo bispo referencial da Cáritas NE2, Dom Eraldo Bispo da Silva, pelos conselheiros Kilza Gomes e José Matias Irmão e pela representante dos delegados Neílda Pereira.

Antes do pleito

No processo de preparação da VIII Assembleia, a comissão responsável promoveu escutas nos quatro Estados do Regional NE2. Entre outros aspectos levantados nesse processo, foram sugeridos pelas organizações membros, para o cargo de secretário regional, Angelo Zanré e Neílda Pereira. Após consulta aos nomes propostos, apenas o primeiro aceitou ser candidato.

No caso da vaga de conselheiro titular, em função do término do mandato de 04 anos de Pedro Acioly, foi apresentado, pela Cáritas Diocesana de Campina Grande, o candidato diácono Antônio Lisboa, como resposta ao ofício enviado às organizações membros solicitando indicações à função.

Aprovação de Balanço

Antes da votação, foram apresentados o Balanço da Cáritas Brasileira de 2016 e a prestação de contas dos últimos quatro anos do Regional NE2. Em relação ao primeiro documento, há, desde 2015, a orientação nacional da instituição para a análise sob a forma de assembleias descentralizadas. Nesse caso, a partir dos esclarecimentos dados pelo diretor executivo da Cáritas Brasileira Luiz Cláudio e pelo coordenador financeiro do Regional NE2, Alexandro Oliveira, mediante perguntas dos participantes, foi ratificado o parecer do Conselho Fiscal que aprovava as contas.

Também, por sugestão dos delegados, os conselheiros Kilza Gomes e José Matias Irmão falaram um pouco sobre a gestão do quadriênio 2014-2017, abordando as iniciativas desenvolvidas para o aperfeiçoamento dos trabalhos dos projetos, como a elaboração do Marco Referencial Estratégico do Regional e o fortalecimento do ciclo do PMAS na Rede.

Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação do Regional NE2
Fotos: Kilma Ferreira e Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *