Notícia | JMJ

Cardeal Maradiaga dialoga com a juventude da Cáritas no Rio

Cardeal Maradiaga dialoga com a juventude da Cáritas no Rio

O encontro é uma oportunidade para a Igreja dialogar com jovens de várias partes do mundo, que estarão presentes na JMJ.

Nesta terça-feira (23), cerca de 80 jovens da Caritas da América Latina e Caribe, e da Caritas Internacional se reúnem com o cardeal de Honduras e presidente da Caritas Internacional, Oscar Rodríguez Maradiaga. O encontro vai acontecer às 10h, na Casa de Retiro Padre Anchieta, no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro.

 Vale ressaltar que o cardeal hondurenho foi designado, pelo papa Francisco, o coordenador do grupo de oito cardeais que irão assessorá-lo na reforma da Cúria Romana, o governo central da Igreja.

 O evento é organizado pela Cáritas Brasileira – entidade ligada à CNBB -, e trata-se de uma oportunidade para representantes da Igreja dialogar com jovens de várias partes do mundo, que estarão participando da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A Jornada será realizada entre os dias 23 e 28 de julho, com a presença do papa Francisco.

 Na ocasião, jovens representantes da Caritas da América Latina e Caribe entregarão ao cardeal uma carta aberta. A carta é resultado da partilha de experiências vivenciadas e refletidas durante o I Encontro Internacional de Jovens da Cáritas, que aconteceu neste mês de julho, no estado de Minas Gerais, e teve como um dos objetivos preparar jovens de países como, Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Haiti, Honduras, México e Uruguai para a JMJ.

 A carta aberta traz uma síntese dos anseios e reivindicações desses jovens, entre eles chama atenção para enorme violência e extermínio que assolam a juventude. De acordo com a integrante do grupo de trabalho da juventude da Cáritas Brasileira, Monyse Ravena, o encontro com o cardeal Maradiaga será um espaço, principalmente de escuta. “A expectativa é que nossas reivindicações sejam ouvidas, e que este momento vá além do encontro, ou seja, que traga resultados, disse.”

 O encontro também contará com a participação do bispo do Haiti, Dom Joseph Gontrand Décoste, e da diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos. De acordo com a organização, o encerramento do encontro será marcado por um almoço de confraternização.

 Serviço:

Cardeal Maradiaga conversa com juventude da Cáritas

 Dia: 23 de julho (terça-feira)

 Horário: 10h.

 Local: Casa de Retiro Padre Anchieta

 End.: Rua Capuri, nº 1.500, São Conrado, Rio de Janeiro – RJ.

 Sobre a Cáritas Brasileira

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

 Fundada no Brasil em 12 de novembro de 1956, a Cáritas Brasileira faz parte da Rede Caritas Internationalis, presente em 165 países e territórios. Reconhecida como entidade de utilidade pública federal, ela também é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 Sobre a Caritas Internationalis

 A Caritas Internationalis é uma confederação mundial de 165 organizações católicas que trabalham em emergências humanitárias e de desenvolvimento internacional.

 Caritas tem uma presença permanente na maioria dos países do mundo. Inspirado pela fé cristã e os valores evangélicos, trabalha com os pobres, vulneráveis e excluídos, independentemente de raça ou religião.

 Caritas Internationalis tem a sua sede em Roma, de onde coordena a resposta da confederação de grandes emergências humanitárias, formula políticas e defensores de um mundo melhor, baseado na justiça e compassion. Também têm escritórios em Nova Iorque e Genebra, representando a Confederação Caritas nas Nações Unidas e trabalhar com outras instituições internacionais. A Caritas confederação é composto de sete regiões: África, Ásia, Europa, América Latina e Caribe, Oriente Médio e Norte da África (MONA), América do Norte e Oceania.

 por Kilma Ferreira | Assessora de Comunicação da Cáritas Regional NE2


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *