Notícias

Cáritas acompanhará comunidade após encerramento do Projeto MUTS

Cáritas acompanhará comunidade após encerramento do Projeto MUTS

A Cáritas Regional Nordeste 2 encerrou, na última sexta-feira (30), em encontro que aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade de Arapiraca, em Alagoas, o projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social (MUTS), que atendeu 999 famílias do Residencial Vale de Perucaba. No entanto, mesmo com a finalização do compromisso firmado com a Fundação Banco do Brasil para execução do projeto, a Cáritas NE2 seguirá acompanhando a comunidade.

A ideia é, a partir de agora, agregar os grupos organizados com apoio da entidade ao fórum de Alagoas do Projeto Misereor, outro projeto também trabalhado pela instituição na região. Com a integração a uma rede de cooperação e economia solidária, os integrantes do MUTS poderão encontrar alternativas para comercialização das joias sustentáveis que aprenderam a fazer durante as oficinas do projeto, além de continuar fortalecendo a mobilização comunitária para outras demandas.

O resultado mostra o sucesso do trabalho da Cáritas em Perucaba, pois atendeu ao objetivo principal do projeto, que foi de capacitar moradores dos empreendimentos em mobilização social sobre a importância da participação e organização dos beneficiários.  Hoje, a comunidade está fortalecida na discussão e resolução dos problemas comuns como a falta de emprego, violência, acesso à saúde, educação e transporte, entre outros.

O MUTS teve início em 2018, e partiu de um trabalho técnico social de campo, com censo de moradores e levantamento de necessidades a serem trabalhadas. O segundo momento foi de fortalecimento da comunidade através de oficinas escolhidas pelos próprios beneficiários, que optaram pelo aprendizado na confecção de bijuterias como oportunidade de trabalho e renda para o grupo, que é composto em sua maioria por mulheres e jovens. A Cáritas também capacitou os moradores em educação financeira, empreendedorismo e economia solidária.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *