Cáritas Arquidiocesana de Maceió promove formações para constituição da primeira Cáritas Paroquial

A mobilização vem acontecendo desde 2020 com o advento da pandemia, e tem mobilizado a comunidade católica da Paróquia São João Batista, no bairro de Santa Isabel
A Cáritas Paroquial é um instrumento de pastoral social da comunidade eclesial para articular e animar a prática da partilha e da solidariedade dos cristãos. Com o longo período de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, a solidariedade torna-se cada vez mais presente.
Em 2020, a Cáritas Arquidiocesana de Maceió promoveu diversas iniciativas junto ao clero e voluntários (as) com o objetivo de proporcionar assistência às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Dentre as ações , a Paróquia São João Batista e Santa Isabel, do bairro de Chã da Jaqueira, em parceria com o pároco Jean Carlos e demais voluntários(as), como Rosário de Fátima, começaram uma conversa sobre a possível implementação de uma Cáritas Paroquial principalmente pelas ações promovidas com a assessoria da Cáritas Regional NE2 e parceiros, em que a paróquia abraçou durante o período pandêmico como a Ação Emergencial em parceria com Adveniat; a ação em parceria com o Programa Mundial de Alimentos (PMA), entre outros.
Formação institucional
Motivados com este sentimento e inspirados pelo fundador e patrono da Cáritas, Dom Hélder Camara , a primeira formação de Cáritas Paroquial aconteceu neste domingo, 06, em que foi apresentado a história da Cáritas, sua Missão, princípios e valores. Os momentos formativos continuarão por dois meses, até que a paróquia e comunidade eclesial possam definir sua missão e ações como Cáritas Paroquial.