Cáritas Brasileira comemora 63 anos de atuação em todo o Brasil

A Cáritas Brasileira (CB) completa nesta terça-feira (12), 63 anos de existência. Fundada em 12 de novembro de 1956, a origem da Instituição está na ação mobilizadora de Dom Helder Câmara, então secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atualmente, a Cáritas Brasileira está organizada em uma Rede com 182 Entidades Membro, distribuídas em 12 regionais e cinco articulações espalhadas pelo país. A Cáritas Brasileira é um organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, por sua vez, é uma organização-membro da Cáritas Internacional.
Desde a sua fundação, a CB trabalha em prol dos Direitos Humanos, com a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e oferecer ferramentas para transformar vidas a partir dos princípios da dignidade, justiça e solidariedade à luz dos valores cristãos, na busca pelo Bem Viver para todos. A Missão da Entidade é “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.
Entre os princípios que norteiam a atuação da Entidade estão a ação missionária, a pastoralidade e transformação social, a mística e espiritualidade libertadora, ecumênica e de diálogo inter-religioso, a defesa e promoção da vida e o protagonismo das pessoas em situação de vulnerabilidade, de risco e exclusão social e a defesa das relações de equidade étnico-raciais, de gênero e geração e da democracia participativa e justiça socioambiental, entre outras.