Notícias

Cáritas Brasileira NE2 e Prefeitura do Recife realizam atendimento de assistência social para migrantes e pessoas em situação de refúgio na Casa de Direitos em Pernambuco

Cáritas Brasileira NE2 e Prefeitura do Recife realizam atendimento de assistência social para migrantes e pessoas em situação de refúgio na Casa de Direitos em Pernambuco

Participaram da atividade duas assistentes sociais da Prefeitura do Recife, educadores sociais e um articulador local da Cáritas Brasileira Regional NE2, migrantes e pessoas em situação de refúgio da Venezuela.

“O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito” – e não tirem vantagem deles  (Dt 24, 14)

Visando o incentivo e promoção social de migrantes e pessoas em situação de refúgio em Recife, nos meses de agosto e setembro foram realizados atendimento de Assistência Social na Casa de Direitos em Pernambuco, localizada dentro da Universidade Católica em Pernambuco – UNICAP. Os momentos foram promovidos pela Cáritas Brasileira Regional NE2 – CBNE2 em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas da Prefeitura do Recife e contemplou o cadastramento de 33 migrantes e pessoas em situação de refúgio da Venezuela para benefícios sociais, orientações sobre o acesso aos serviços públicos do Brasil e oportunidades em programas como o do Jovem Aprendiz.

Participaram da atividade duas assistentes sociais da Prefeitura, educadores sociais e um articulador local da CBNE2, migrantes e pessoas em situação de refúgio da Venezuela. O momento teve por objetivo atender as demandas de assistência social de migrantes e pessoas em situação de refúgio que residem no município do Recife e estão em situação de vulnerabilidade social. Esta ação, permite dar continuidade ao trabalho na Casa de Direitos em Pernambuco interrompido durante os primeiros anos da Pandemia. Também reforçou o acesso direto ao serviço de assistência social da Prefeitura do Recife, informações sobre os direitos sociais do Brasil e específicos do município do Recife com o intuito de ampliar a inclusão social.

Os migrantes venezuelanos Yendy Del Valle Leota e Williams Izaguirre, moradores do município de Recife, que foram encaminhados para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e para o SINE (Sistema Nacional de Emprego), reforçaram a importância de informações sobre auxílio aluguel e outros benefícios sociais como “ importantes passos para a integração social de migrantes nos países e suas cidades de acolhida”.

Direcionamentos para atendimentos especializados na área de saúde também foi um aspecto importante nesta ação, como destaca a empreendedora venezuelana Noelis Quijada,“dificuldades para moradia, acesso ao mercado de trabalho e desenvolvimento do empreendedorismo para a geração de renda são exemplos dos desafios encontrados pelos migrantes e pessoas em situação de refúgio nos espaços urbanos do Brasil, essas ações nos ajudam muito nessa questão”, conclui.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *