Notícias

Cáritas Brasileira NE2 promove Intercâmbio Sabores e Saberes com Grupos da Economia Popular Solidária em Alagoas

Cáritas Brasileira NE2 promove  Intercâmbio Sabores e Saberes com Grupos da Economia Popular Solidária em Alagoas

“Uma economia de cuidado significa uma economia solidária: trabalhamos por uma solidez que se conjuga com a solidariedade. Estamos convencidos de que a solidariedade, bem administrada, dá origem a uma construção social mais segura e mais sólida.” Papa Francisco

Visando o fortalecimento do incentivo a Economia Solidária e desenvolvimento de grupos assessorados, a Cáritas Brasileira NE2 realizou o Intercâmbio de Sabores e Saberes com empreendimentos de artesanato e de gastronomia nos municípios de Maceió, Marechal Deodoro da Fonseca e Palmeira dos Índios. O evento aconteceu em Arapiraca, no centro de difusão da comunidade Mangabeira. 

Durante a programação, foi oferecido um café da manhã pelo grupo Arte Mulher Mangabeira e pela Associação de Catadores de Materiais recicláveis de Arapiraca que abriram o intercâmbio e promoveram uma acolhida festiva, seguido de um momento de espiritualidade, onde cada grupo trazia suas histórias e produtos, construindo assim uma grande mandala diversificada, colorida de matérias primas originalmente oriundas dos empreendimentos de economia popular solidária presentes do encontro. 

“Foi realmente um momento de troca de sabores e de saberes, pois cada um/a tem o seu jeito de trabalho coletivo. Foi um momento de aprendizagem e de conhecimento sobre o que significa ser um Empreendimento de Economia Solidária, promovendo a cooperação, a solidariedade e o bem viver de todos e todas”, conta Maria Mafra, Articuladora Pedagógica da CBNE2.

Houve uma prévia da feira de Economia Popular Solidária e Agricultura Familiar que aconteceu no dia 25 de agosto em Palmeira dos índios, com a comercialização dos mais variados produtos entre eles: cocadas, doces, biscoitos, peças em filé, crochê, vagonite, toalhas customizadas, panos de copa e cozinha, bonecas, fantoches, sabão ecológico, garrafas decoradas, peças em mosaico, brindes, etc.

Nossos agradecimentos às mulheres do Arte Mulher Mangabeira e aos catadores que nos acolheram tão bem, aos empreendimentos que participaram trazendo seus saberes, a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios e a todos e todas  que nos deram uma grande força para que esta atividade pudesse ser realizada, conclui Mafra.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *