Cáritas Brasileira NE2 realiza visita a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo

“ Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos “ Papa Francisco
Buscando a aproximação fraterna e troca de experiências vivenciadas no dia a dia pela busca de garantia de direitos dignos para as pessoas em situação de vulnerabilidade, nesta quarta-feira, 28, a Cáritas Brasileira NE2 e a Arquidiocese de Olinda e Recife realizaram um visita a equipe da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo. Participaram do momento a secretária executiva da CBNE2, Neilda Pereira da Silva e a assessora regional e membro da coordenação colegiada do Regional NE2, Luciana Florêncio, assim como, Dom Limacêdo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e Vivian Santana, articuladora Regional do Setor Pastoral Social da CNBB NE2.
No momento, foram partilhados os muitos desafios encontrados no modo de participar e ampliar o atendimento aos refugiados na região. Durante o dia aconteceu a celebração de uma missa com o objetivo do fortalecimento na missão, contemplando o testemunho de santo Irineu. Também foi realizada uma visita ao Padre Júlio Lancellotti, onde foi partilhado o formato de acolhimento e trabalho com as pessoas em situação de rua.
Na quinta -feira, 29 foi realizada visita a experiência Centro Comunitário Joílson de Jesus , espaço da Paróquia Santa Maria Madalena, e apoiada pelos Centros de Defesa da Criança e Direitos Humanos. O Centro fica localizado na comunidade Sapopemba , Parque Santa Madalena , cidade de São Paulo.
As atividades realizadas envolvem cultura, educação e incidência política nas áreas de Economia popular e solidária, horta em espaços urbanos, cozinha comunitária, formação em incidência política. O Centro comunitário tem como gestão a própria comunidade que realiza assembleias para tomadas de decisões coletivas, iniciativas que ocorrem inclusive com a participação das crianças.