Cáritas Brasileira NE2 realiza visita às comunidades afetadas por enchentes em Alagoas e Pernambuco

Os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades. Papa Francisco
Essa frase do Papa resume um pouco o cenário impactante e desolador encontrado em Alagoas e Pernambuco, esta foi a sensação que descreve a cena de entulhos e destroços de quem perdeu seus bens levados pela enchente que afetou as regiões dos Estados. Nesta quarta-feira, 10, uma equipe da Cáritas Brasileira NE2, realizou uma visita de monitoramento para conhecer a realidade deixada em comunidades afetadas pelas fortes chuvas, como Passos de Camaragibe, Jatobá, Gustavo Braga em Alagoas, na região da Arquidiocese de Maceió e Santo Antônio dos Palmares e Xexéu na diocese de Palmares.
O objetivo da visita foi encaminhar uma ação efetiva entre a Cáritas Brasileira NE2 com a Fundação Banco do Brasil através de um projeto emergencial para levar suprimentos à essas pessoas como alimentos, itens de higiene e limpeza, colchões e etc.
Estiveram presentes na visita a secretária executiva, Neilda Pereira da Silva, a assessora da área de Meio Ambiente Gestão de Risco e Emergências – MAGRE, Luciana Florêncio, padre Agivaldo do município de Água Preta, Diocese de Palmares, padre Luiz Antônio de Passos de Camaragibe, em Alagoas com uma equipe de voluntários(as) e outros padres apoiando a visita.
“Seca-se as águas e a realidade volta tudo de novo, é muita lama. Bom seria que não fossem feitos apenas registros de fotos e vídeos”
Dona Rosineide Maria da Silva, Moradora do município de Água Preta.