Cáritas Brasileira Regional NE2 e Complexo Portuário Industrial de Suape entregam 100 ecotecnologias à famílias beneficiárias do Projeto Quintais Ecoprodutivos

Ao todo, o Projeto Quintais Ecoprodutivos vai beneficiar 300 famílias nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Escada, Moreno, Rio Formoso, Sirinhaém e Ribeirão
“O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa Casa Comum.” Laudato si, Papa Francisco
Pensando na promoção e melhoria da sociedade do Bem Viver atrelada ao incentivo quanto o protagonismo social daqueles em situação de vulnerabilidade social, a Cáritas Brasileira NE2 juntamente com o Complexo Industrial Portuário de Suape realizaram a entrega de 100 ecotecnologias na manhã desta terça-feira (23), no auditório do Centro Administrativo do atracadouro pernambucano, beneficiando moradores do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Sirinhaém.
Lançado em outubro de 2021, o Projeto Quintais Ecoprodutivos pretende mudar a realidade de 300 famílias residentes em comunidades em vulnerabilidade social nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Escada, Moreno, Rio Formoso, Sirinhaém e Ribeirão. O evento contou com a participação de agentes da Cáritas Brasileira NE2, representantes de Suape, das prefeituras envolvidas e beneficiários do Projeto.
As famílias contempladas recebem ecotecnologias como: hortas suspensas, galinheiros móveis, fornos ecológicos, cisternas, entre outras, que são geradoras de alimentos para consumo próprio e comercialização do excedente.
Para Edna Maria da Silva, moradora de Sirinhaém e beneficiária do Projeto, o forno ecológico implantado em sua residência chegou em boa hora. “Uma salvação para esses dias difíceis. Eu cozinhava no chão. Sou muito agradecida ao pessoal da Cáritas e a equipe de Suape. Agora poderei cozinhar, vender meus quitutes e garantir renda sem precisar gastar para comprar gás de cozinha, que está caríssimo. Com certeza, a vida da minha família vai melhorar muito”, garantiu, entusiasmada.
Durante o momento, Neilda Pereira, Secretária executiva regional da CBNE2 também reforçou a importância e empenho da equipe na implementação dos quintais, ” é muito importante olhar para esses processos como um progresso e fomento à melhoria de vidas das pessoas. Escutar as falas dessas pessoas contempladas aqui hoje com os quintais ecoprodutivos, nos impulsiona a continuar com esse trabalho tão importante para a garantia e promoção da segurança alimentar e protagonismo social”, conclui.
Capacitação
Para implantar as ecotecnologias, o programa contou com a realização de oficinas de capacitação técnica para que os beneficiados aprendessem a desenvolver a atividade sustentável e a administrar o negócio, “Com o olhar sistêmico das propriedades vemos qual é a melhor tecnologia que se adapta aquela família, e estamos concluindo a primeira etapa aqui na Vila Claudete com a entrega do fogão ecológico”, ressalta Alexandre Lemos, coordenador do Projeto.
As próximas 200 entregas estão previstas para acontecer em setembro e outubro deste ano, atendendo famílias residentes em Escada, Moreno, Ribeirão e Rio Formoso.