Cáritas Brasileira Regional NE2 entrega materiais de construção a jovens vencedores do edital de seleção de Projeto que incentiva o Protagonismo Juvenil

Ação acontece em parceria com a Cáritas Diocesana de Garanhuns e com a Instituição espanhola, Manos Unidas.
O segundo ciclo do Projeto de Fortalecimento Econômico de Jovens Rurais do Semiárido vem mudando a realidade local de quatro comunidades quilombolas da cidade de Bom Conselho, Agreste pernambucano. A parceria entre a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, a Cáritas Diocesana de Garanhuns e a instituição espanhola, Manos Unidas, começou a entrega de materiais de construção como telhas, canos, tijolos e cimento em comunidades quilombolas do município. A ação começou no dia 12 de janeiro, e beneficiou os jovens vencedores do edital de seleção nas comunidades de Flores, Angicos, Barra do Brejo e Amargoso.
Para ter acesso aos materiais, os inscritos enviaram seus Planos de Negócios, que foram aprovados na primeira seleção da instituição. Com os produtos nas mãos, os integrantes da ação são incentivados a promoverem processos comunitários sustentáveis que integrem a transformação local, por meio da participação social, da produção de base agroecológica e da comercialização justa e solidária, através do protagonismo juvenil do local.
“Com a chegada do material vou começar a construir o lugar para meus animais e logo poder vender e ter a minha renda. Esse projeto vai ser muito importante para minha vida, pois, logo estarei investindo e produzindo o meu próprio sustento”, explicou o jovem João Paulo, beneficiado com o Projeto de Fortalecimento Econômico de Jovens Rurais do Semiárido.
João Paulo também afirma que com a realização do projeto no município de Bom Conselho, os beneficiados terão uma qualidade de vida melhor sem sair da localidade. “Não preciso sair do meu sítio para ter uma vida de qualidade e, com isso, trabalho para conseguir as minhas coisas. Agradeço a Cáritas por ter trazido esse projeto tão bom pra cá”, completou.
Sobre o projeto
Em 2021, a Cáritas Brasileira do Regional Nordeste 2 e a instituição espanhola, Manos Unidas, lançaram um edital de seleção para projetos produtivos realizados pela juventude no município de Bom Conselho. O intuito da ação foi o fortalecimento institucional e desenvolvimento juvenil através de processos produtivos na cidade pernambucana. No mês de setembro, a Instituição, que é ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou oficinas de formação promovidas em parceria com Manos Unidas. O foco foi promover iniciativas ligadas à produção e comercialização local por parte da juventude rural. Na ocasião, 53 pessoas das quatros comunidades de Bom Conselho participaram das aulas, mediadas pelo assessor regional de Mobilização e Captação de Recursos da CBNE2, Célio Meira.