Notícias

Cáritas de Caicó apresenta balanço de ações sociais de 2016

Cáritas de Caicó apresenta balanço de ações sociais de 2016

Mais de 70 pessoas participaram, nessa terça-feira (25), do lançamento do relatório de ações da Cáritas Diocesana de Caicó (RN), no auditório do Centro Pastoral Dom Wagner, na sede da diocese. Na ocasião, o público, formado por agentes pastorais, parceiros, gestores públicos e financiadores, teve acesso ao documento que reúne as atividades desenvolvidas e os seus respectivos impactos junto aos grupos e comunidades da região do Seridó Potiguar.

Na apresentação, foi formada a mesa, presidida por Dom Antônio Carlos, bispo local, que falou sobre a importância da instituição para a Igreja particular. “Eu sempre digo que a Cáritas está para diocese, assim como a luz está para o sacrário. Quando entramos na igreja, sabemos que Jesus Eucarístico está presente por conta da lâmpada acesa. E, da mesma maneira, a Cáritas é a luz que nos indica onde está o irmão que precisa e a necessidade de ir ao encontro dele”, destacou.

O prelado ainda enfatizou que a ação pastoral da instituição não é a única, mas serve como guarda-chuva para as demais iniciativas. “Tenho muita alegria de ver a ação da Cáritas na nossa diocese, porque a fé sem obras é morta. E agradeço a solicitude, generosidade e competência da equipe, que todos poderão ver refletidas nesse relatório”, disse.

Dom Antônio também reconheceu que, como consequência da crise atual, serão ampliadas as demandas no campo social, situações que exigirão maior esforço da organização. O evento encerrou com um coquetel e distribuição de exemplares aos participantes.

Balanço

Nas 23 páginas, a publicação traz textos, fotos e infográficos que mostram os resultados das ações voltadas à organização das mulheres, protagonismo infanto-juvenil, inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa, fortalecimento das redes, fóruns, conselhos e plataformas relevantes e a integração com as políticas de assistência social. Além disso, podem ser vistas as demonstrações financeiras e contábeis da instituição ao longo do ano passado.

 

Por Wagner Cesario | Assessoria de Comunicação da Cáritas NE2, com informações de Fabiana Silva, da Cáritas Diocesana de Caicó


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *