Cáritas Diocesana de Afogados da Ingazeira é constituída em espirito de comunhão e sinodalidade

Quando se sonha sozinho é apenas sonho. Quando sonhamos juntos é apenas o começo da realidade” (D. Helder Câmara)
Essa frase de Dom Helder Câmara traduz o sentimento vivenciado pela Diocese de Afogados da Ingazeira, estado de Pernambuco, na ocasião da realização da Assembleia de fundação da Cáritas Diocesana realizada no último sábado, 29. Salmo, leitura do evangelho e partilha da palavra, momentos estes conduzidos pelo padre Luizinho e padre Rogério, marcaram os primeiros momentos da assembleia.
A assembleia foi conduzida por uma comissão de pessoas que participaram dos momentos de formação. Na ocasião, foi apresentado a proposta de estatuto, discutindo cada ponto e refletindo sobre a realidade da diocese. Em seguida, o grupo aprofundou a composição da diretoria, momento em que ficou nítido a disponibilidade dos participantes para o serviço da Cáritas Diocesana.
Para padre Luizinho, a fundação da Cáritas Diocesana de Afogados da Ingazeira é a realização de um sonho. “Há muito tempo estamos pensando em formar a Cáritas. Ao mesmo tempo, sabemos que para tudo existe um tempo, e o tempo chegou. Temos expectativa que a Cáritas na Diocese de Afogados da Ingazeira sempre escute o grito dos pobres, levando esperança, mas também ajudando na organização para luta das políticas públicas”, comenta.
Padre Rogério, coordenador diocesano de pastoral, ressaltou que a fundação da Cáritas é um passo muito importante para a organização da caridade. “Esperamos que este grupo seja firme nos princípios do evangelho de Jesus Cristo, em comunhão e na sinodalidade como diz o Papa Francisco”, declara. Doze voluntários(as) integram a diretoria para a gestão (2023-2026) que tem como missão animar a ação da Cáritas Diocesana, considerando a realidade do território, o trabalho das pastorais sociais e, sobretudo, a escuta das pessoas, em comunhão e em sinodalidade com a Diocese de Afogados da Ingazeira. Uma igreja que traz uma caminhada bonita com Dom Francisco Austregésilo na formação de tantos agentes de pastorais e com Dom Egídio pela sensibilidade de pastor em acolher e promover as pessoas para se colocarem a serviço da diocese na missão da Cáritas Diocesana de Afogados da Ingazeira.