Cáritas Diocesana de Guarabira (PB) inicia parceria com a associação de catadores no município

Diante deste cenário pandêmico que estamos vivendo, a solidariedade ainda é a resposta para transformar algumas realidades principalmente em nosso Regional NE2. No município de Guarabira, na Paraíba, a Cáritas Diocesana de Guarabira como resposta a ação emergencial “É Tempo de Cuidar” promoveu ações solidárias junto a Associação de catadores de Materiais Recicláveis (ACAMARE).
Cerca de 70 pessoas da associação afetadas durante a pandemia sem trabalho e de onde prover o sustento foram contempladas com a doação de cestas de alimentos e materiais de higiene e limpeza. Também foi realizado um diagnóstico com este grupo de catadores para acompanhamento da Cáritas Diocesana que irá desenvolver iniciativas dentro da perspectiva da Economia Popular e Solidária (EPS), uma das áreas de atuação da Cáritas Regional Nordeste 2 , fomentadas através do Projeto Promoção e Defesa de Direitos na perspectiva da construção de sociedades do Bem Viver, realizado no NE2 em parceria com a instituição Alemã MISEREOR.
O grupo de catadores iniciou uma experiência com coleta seletiva de lixo no município de Guarabira, após um ano se trabalho devido a interdição do lixão em decorrência da pandemia. Esta iniciativa é parte de um projeto coordenado pela gestão pública municipal em diálogo com a associação. A coleta é feita diariamente nos bairros do município por 27 catadores que se dividem em várias rotas, e ao final do dia destinam todo o material para um espaço coletivo (galpão) fornecido pela prefeitura.