Notícias

Cáritas e Fundação Interamericana apoiarão empreendimentos venezuelanos no Nordeste

Cáritas e Fundação Interamericana apoiarão empreendimentos venezuelanos no Nordeste

Novo projeto da Cáritas visa dar sustentabilidade as famílias de venezuelanos instalados nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte

Mais do que acolher e contribuir para a assistência humanitária dos migrantes venezuelanos no Recife, a Cáritas Regional Nordeste II vai contribuir para a sustentabilidade econômica dessas famílias e de outros grupos de migrantes que estão se instalando também nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Em novo projeto firmado em parceria com a Fundação Interamericana (IAF), órgão independente do Governo dos Estados Unidos, a Entidade vai trabalhar para fortalecer o empreendedorismo, economia solidária e associativismo dessas pessoas.

O ponto de partida para o novo trabalho aconteceu nessa terça-feira (24), em encontro entre parceiros e beneficiários, no Convento de São Francisco, em Olinda. Na ocasião foi apresentada a proposta de trabalho que vai durar três anos e deve fomentar o surgimento de negócios com jeito, arte e sabor do país vizinho. A ideia inicial é que sejam implantados startups na área de comunicação, assim como empresas nos segmentos de gastronomia, estética, moda e serviços gerais.

O Projeto será dividido em quatro momentos: diagnóstico para identificar quais serão as formações que mais contemplam os desejos e habilidades dos venezuelanos; os cursos de formação nas áreas escolhidas; a criação de pequenos empreendimentos coletivos que atuarão no campo da economia solidária através de fundos rotativos solidários; e a criação de espaços físicos e virtuais para comercialização dos produtos produzidos pelos beneficiários, além da construção de outras ferramentas capazes de dar visibilidade ao trabalho e promoção de momento cultural que fortaleça o acolhimento dos migrantes e combata a xenofobia.

Para o secretário Cáritas Regional NE2, Antônio Lisboa, o olhar da instituição enquanto organização social para a questão dos migrantes e refugiados é diferente porque a Cáritas é também Igreja Católica. “Nós olhamos para o próximo independente de onde ele venha e o desafio é sempre conseguir atende-los da melhor forma. Começar um projeto para desenvolver os potenciais empreendedores e colaborar com o fortalecimento da independência social e econômica desses irmãos é muito gratificante para nós, estamos muito felizes pela oportunidade”.

Segundo o representante da IAF para o Brasil, David Fleischer, a Fundação Interamericana está iniciando o trabalho com migrantes e refugiados da Venezuela em quatro países que mais têm recebido venezuelanos que fogem da crise humanitária pela qual o país está passando. “Nesse momento estamos financiando dez novos projetos nessa área e tenho certeza que a parceria com a Cáritas Regional NE2 será muito rica em aprendizado para todos nós”.

A partir desse encontro serão montadas estratégias de trabalho para a escuta dos venezuelanos que estão diretamente envolvidos no Projeto. Entre o grupo de futuros empreendedores já foram identificadas pessoas que trabalham com fotografia, arte e bijuterias em vidro, produção de pães artesanais, costura e preparo de iogurtes naturais e orgânicos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *