Cáritas ensina a maneira correta de utilização das cisternas em Caetés

A Cáritas Regional Nordeste 2 em Garanhuns finalizou nessa quinta-feira (19), a capacitação sobre Gestão de Recursos Hídricos (GRH), realizado para dezenas de beneficiários do Programa Cisternas na cidade de Caetés, Agreste Meridional de Pernambuco. O curso de gerenciamento da água para consumo humano é fundamental para a sustentabilidade do projeto, assim como para manter a qualidade da água fornecida a quem utiliza da tecnologia social.
Antes de receberem os reservatórios, todos os beneficiários precisam passar pelo processo de formação de no mínimo 16 horas. Com a metodologia, os agricultores e agricultoras aprendem como funciona uma cisterna e como deve ser usada, qual a finalidade da água armazenada, como não desperdiçar o recurso, quais são os cuidados com a limpeza, como usar a bomba manual e de que forma é possível realizar a manutenção e pequenos reparos no reservatório.
Quem ganhar a cisterna terá também que aprender quais são os cuidados necessários com a água reservada. Os tipos de tratamento utilizados no meio rural, as consequências de usar a água sem tratar, o perigo de contrair verminoses e outras doenças transmitidas por água contaminada também são estudadas durante as aulas. Todos aprendem que procedimentos como fervura, filtragem, adição de hipoclorito de sódio ou água sanitária são necessários apara o uso saudável e sustentável dos recursos hídricos.
Além da formação sobre o uso da água, os agentes da Cáritas também ensinam sobre o processo de construção das cisternas, visto que são construídas com mão de obra das próprias comunidades e sobre o sistema de captação da água das chuvas, uma tecnologia que permite aos usuários retirarem os canos no período de seca, para que não ressequem e depois recoloquem no lugar para aproveitar as chuvas ocasionais.