Cáritas NE 2 participa da 3ª Oficina Territorial de Diálogo no Complexo Industrial Portuário de Suape

Entre as muitas áreas de ação, a Cáritas Regional NE2 atua assegurando o cuidado com a causa comum e a economia solidária. Destacando esses dois princípios e buscando promover processos que impulsionem a rede, nesta sexta-feira (03), a secretária-executiva da Regional NE2, Neilda Pereira, e a coordenadora do Projeto Quintais Ecoprodutivos, Maitê Maronhas, participaram da Oficina Territorial de Diálogo entre representantes comunitários e do Complexo Industrial Portuário de Suape, no auditório do centro administrativo da estatal, em Ipojuca (PE).
O evento teve por objetivo promover um ambiente saudável para discussão de temas diversos com líderes de comunidades dos municípios de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho, cujos projetos são assessorados pela empresa Suape em parcerias com várias instituições. Durante o encontro, houve uma palestra de um representante do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), que atua no complexo portuário através do Programa UC (Unidades de Conservação) no Agrupamento Suape-Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. O projeto tem por objetivo conservar e preservar as áreas protegidas por lei no território, através de diagnósticos, monitoramentos florestais e conselhos gestores.
Após a explanação do Itep, a secretaria, Neilda Pereira, deu início a sua apresentação, contextualizando o público sobre a Cáritas quanto instituição, sua missão, princípios e valores, e exibiu um vídeo motivacional do Papa Francisco. Em seguida, a coordenadora Maitê Maronhas apresentou o projeto dos 300 quintais ecoprodutivos para as lideranças das comunidades presentes.
Os municípios que serão contemplados pelo projeto de quintais ecoprodutivos são: Ipojuca, Moreno, Sirinhaém, Escada, Ribeirão, Rio Formoso e Cabo de Santo Agostinho. As lideranças presentes são das seguintes comunidades: Vila Claudete, Vila Nova Claudete, Associação de Pescadores, Praia de Gaibu, Engenho Massangana, Boa Vista, Ximenes, Vila Cepovo, Rosário, Tabatinga I e II, Vila Dois Irmãos, Engenho Ilha e Tiriri, localizadas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.