Notícias

Cáritas NE2 integra Comitê Estadual de Promoção dos Direitos dos Migrantes para fortalecer políticas públicas para migrantes em PE

Foram eleitos nesta quarta (11) os integrantes do Comitê Estadual de Políticas Públicas para Promoção dos Direitos dos Migrantes, Refugiados e Apátridas no Estado de Pernambuco – CEPMIGRA-PE. A criação do comitê é uma demanda antiga da rede de articulação da sociedade civil no que diz respeito às políticas públicas de migração e refúgio. Instituído por decreto em 2022, o comitê começa, finalmente, a sair do papel, e a Cáritas Regional Nordeste 2 está entre os integrantes.

Entre os membros da sociedade civil, o decreto prevê quatro representantes migrantes, dois representantes de instituições de ensino, e cinco representantes de entidades da sociedade civil. A Cáritas NE2 participa do Comitê com uma vaga de titular e uma de suplente, ocupadas respectivamente por Mona Mirella e Daniela Florêncio, agentes Cáritas do Programa de Migração e Refúgio.

Para Mona Mirella, o comitê será um espaço importante de incidência e articulação para a promoção de políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados. “A Cáritas NE2 é uma das organizações mais respeitadas na região pelo seu trabalho na área de migração e refúgio. O comitê será um espaço importante para articularmos ações que ponham em prática os quatro verbos citados pelo Papa Francisco em relação aos povos migrantes: acolher, proteger, promover e integrar”, diz Mona.

Dentre os objetivos do CEPMIGRA estão: acompanhar as ações do Estado; promover o respeito à diversidade e à interculturalidade; fomentar ações de prevenção e combate a violações de direitos; fomentar a participação social; colaborar com as políticas públicas; e estabelecer parcerias.

Quatro vagas, dentre as onze destinadas à sociedade no CEPMIGRA, não chegaram a ser preenchidas e seus integrantes serão definidos em nova reunião, no dia 2 de outubro. A posse do Comitê será no dia 18 de outubro.

Confira os representantes da sociedade civil no CEPMIGRA:

Representantes migrantes, refugiados e/ou apátridas não nacionais:

1. Jean Baptiste (titular) – migrante haitiano e Armando Muchamga (suplente) – migrante moçambicano
  2. Lérderis Gisell Gierra Sierra (titular) e Brainerd Miguel Mendonza Hernandez (suplente) – migrantes venezuelanos
  3. Josefina Del Valle (titular) e Karlenisd Ismary Guerra Sierra (suplente) – migrantes venezuelanos

Representantes de instituições de ensino

1. Manoel Moraes (titular) e Vanessa Alexsandra (suplente) – Unicap/Cátedra de Direitos Dom Helder Camara
  2.  Sofia Cavalcanti (titular) e Ana Carolina Gonçalves (suplente) – UFPE/Migra

Representantes de entidades da sociedade civil

1. Mona Mirella (titular) e Daniela Florêncio (suplente|) – Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2
  2. Altino Mulungu (titular) e Deise Priscila Oliveira (suplente) – Escritório de Assistência e Cidadania Africana em Pernambuco-EACAP