Cáritas NE2 participa da Caravana estadual da Plataforma MROSC no Recife

Representantes da Cáritas Regional Nordeste II participam nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), da Caravana estadual da Plataforma MROSC Nacional, que tem como estratégia a disseminação da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) para avançar na regionalização e interiorização do Marco nos estados e municípios que ainda não consolidaram as plataformas locais.
A Plataforma MROSC é um coletivo que, desde 2010, atua na construção e implementação do Marco, e que já conta com mais de 300 organizações signatárias que representam os mais diversos movimentos sociais, entidades ligadas às igrejas, institutos e fundações, entre outros. A Cáritas Brasileira, a ELO Ligação e Organização, a Abong e Camtra, com apoio da União Europeia, são as organizadoras das Caravanas pelo Brasil.
A estratégia dos encontros inclui o mapeamento de parceiros e cenários locais onde há mobilização em torno do tema MROSC, e articulação da atividade que busca fortalecer técnica e politicamente a mobilização local a partir da retaguarda da Plataforma Nacional. O momento seguinte, como acontece no Recife, inclui a chegada da estratégia aos locais onde há fragilidade nas mobilizações e onde não há a regulamentação estadual da lei.
Para o secretário da Cáritas Regional NE2, Antônio Lisboa, a participação na Caravana representa a valorização do trabalho de enraizamento da Plataforma MROSC pelo país. “Para a Cáritas é muito importante estar próximo às organizações de base na discussão de problemas e experiências da sociedade civil, sobre o acesso aos recursos públicos e pelo fortalecimento da democracia brasileira”.
O Encontro acontece no auditório do Conselho Estadual dos direitos da Mulher, localizado na avenida Alfredo Lisboa, 188, no Recife Antigo e conta com a presença de representantes do Governo de Pernambuco, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Municipal do Recife e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), entre outros.