Notícias

Cáritas NE2 participa da Caravana estadual da Plataforma MROSC no Recife

Cáritas NE2 participa da Caravana estadual da Plataforma MROSC no Recife

Representantes da Cáritas Regional Nordeste II participam nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), da Caravana estadual da Plataforma MROSC Nacional, que tem como estratégia a disseminação da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) para avançar na regionalização e interiorização do Marco nos estados e municípios que ainda não consolidaram as plataformas locais.

A Plataforma MROSC é um coletivo que, desde 2010, atua na construção e implementação do Marco, e que já conta com mais de 300 organizações signatárias que representam os mais diversos movimentos sociais, entidades ligadas às igrejas, institutos e fundações, entre outros. A Cáritas Brasileira, a ELO Ligação e Organização, a Abong e Camtra, com apoio da União Europeia, são as organizadoras das Caravanas pelo Brasil.

A estratégia dos encontros inclui o mapeamento de parceiros e cenários locais onde há mobilização em torno do tema MROSC, e articulação da atividade que busca fortalecer técnica e politicamente a mobilização local a partir da retaguarda da Plataforma Nacional. O momento seguinte, como acontece no Recife, inclui a chegada da estratégia aos locais onde há fragilidade nas mobilizações e onde não há a regulamentação estadual da lei.

Para o secretário da Cáritas Regional NE2, Antônio Lisboa, a participação na Caravana representa a valorização do trabalho de enraizamento da Plataforma MROSC pelo país. “Para a Cáritas é muito importante estar próximo às organizações de base na discussão de problemas e experiências da sociedade civil, sobre o acesso aos recursos públicos e pelo fortalecimento da democracia brasileira”.

O Encontro acontece no auditório do Conselho Estadual dos direitos da Mulher, localizado na avenida Alfredo Lisboa, 188, no Recife Antigo e conta com a presença de representantes do Governo de Pernambuco, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Municipal do Recife e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), entre outros.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *