Notícias

Cáritas NE2 participa de projeto para fortalecer jovens lideranças nas periferias de Pernambuco, Paraíba e Ceará

Cáritas NE2 participa de projeto para fortalecer jovens lideranças nas periferias de Pernambuco, Paraíba e Ceará

Um projeto de prevenção da violência e criação de uma cultura de paz entre jovens das periferias vai marcar a retomada das ações do Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), da Cáritas Regional Nordeste 2. As ações serão desenvolvidas em conjunto com a Cáritas Brasileira Regional Ceará e Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), com parceria da Cáritas Alemanha, nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará.

Representantes das instituições envolvidas estiveram, de 14 a 17 de outubro, em Fortaleza onde visitaram a comunidade do bairro do Pici. Trata-se de uma das oito localidades que integrarão o projeto, que se propõe a formar jovens lideranças nas periferias do Ceará, Paraíba e Pernambuco. A CBNE2 vai desenvolver ações junto à juventude do Morro da Conceição, Alto do Brasil, Alto José Bonifácio, Linha do Tiro e Brejo da Guabiraba – em Pernambuco. Na Paraíba, o SPM vai atuar no Alto do Mateus, em João Pessoa, e Mário Andreazza, em Bayeux.

As ações são voltadas para jovens entre 12 e 29 anos, predominantemente afro-brasileiros e com 50% de participação de mulheres. As atividades envolvem criação de núcleos de mediação de conflitos, círculos restaurativos, cursos preparatórios para policiais com vistas a abordagens preventivas e não violentas, além do envolvimento destes jovens em ações de incidência política.

Para Mona Mirella, que estará à frente do projeto na Cáritas NE2, “a intenção é reforçar a participação dos jovens na cobrança de Políticas Públicas, nos espaços de controle social e em ações que ajudem a reduzir o problema estrutural da violência nas áreas urbanas e periurbanas do nordeste do Brasil, que afeta principalmente os jovens afro-brasileiros”.  As primeiras ações em Pernambuco acontecem ainda no mês de outubro de 2024. O projeto tem a duração de 4 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *