Cáritas NE2 realiza a VIII Assembleia Regional em Piranhas (AL)

Entre os dias 03 e 05 de novembro, a cidade de Piranhas, no Sertão de Alagoas, recebe a Rede Cáritas Nordeste 2, composta por 18 organizações membros, para a realização da VIII Assembleia Regional. O evento, que tem dimensões formativa e eletiva, ocorrerá no Centro Cultural Miguel Arcanjo, localizado no Centro Histórico da cidade.
Provocados pela necessidade de refletir as constantes transformações da natureza e em comunhão com a abordagem da Campanha da Fraternidade deste ano, o tema escolhido para nortear o caráter formativo, nesta edição, foi “Mudanças Climáticas: Desafios Pastorais no Cuidado da Casa Comum” e como lema “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Uma mesa de abertura marcará o início da Assembleia, que contará com a participação da presidenta do Conselho Consultivo, Kilza Gomes; do diretor executivo nacional, Luiz Cláudio Lopes Silva; do bispo diocesano, Dom Dulcênio Matos; do bispo referencial, Dom Eraldo Silva; do presidente da Cáritas Brasileira, Dom João Costa; e da prefeita da cidade, Maristela Dias.
Para contribuir com o debate entre os agentes Cáritas, foram convidados, também, o filósofo Ivo Poletto, do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social; o cientista social Roberto Malvezzi, da Comissão Pastoral da Terra (CPT); e a professora Carolina dos Anjos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Do ponto de vista eletivo, haverá a escolha do secretário regional e de um/a dos/as ocupantes do Conselho Consultivo Regional para o próximo quadriênio.
De acordo com Zanré, a realização da VIII Assembleia Regional pretende reforçar três aspectos: o primeiro diz respeito ao fortalecimento da Rede Cáritas Nordeste 2, no sentido de despertar um maior engajamento; o segundo, por sua vez, trata da perspectiva da formação, no que se refere ao empoderamento da temática por parte dos agentes Cáritas; e, finalmente, na reafirmação das estratégias de gestão orientadas pela Cáritas Brasileira.
Lidiane Santos | Assessoria de Comunicação do Regional NE2.