Notícias

Cáritas NE2 realiza formação sobre voluntariado e instituição de Cáritas Paroquiais em encontro promovido pela Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife

Cáritas NE2 realiza formação sobre voluntariado e instituição de Cáritas Paroquiais em encontro promovido pela Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife

O evento reuniu cerca de 50 pessoas, possibilitando-os tirar dúvidas sobre a instituição, assim como sua missão, princípios e valores

“Eu prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada, por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar as próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos”, Papa Francisco.

Fortalecidos pelas palavras do Papa Francisco, a Cáritas Regional NE2 endossa a importância de uma “igreja em saída”, que é uma igreja que age, que vai à campo fazer as boas obras deixadas em ensinamento por Jesus Cristo, e que repassa suas palavras a fim de incluir mais pessoas no ide e no fazer as ações. E quantas mãos temos em nosso Regional NE2, contamos com uma Rede com mais de 240 voluntários que atuam nos 4 estados assessorados pela instituição (Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas), todos de boa fé doando seu tempo, mãos e conhecimentos para o bem viver e manutenção do reino de Deus.

E visando promover formação para a Rede voluntária já existente e buscando ampliá-la, a Cáritas Regional NE2 participou neste sábado, 20, de um encontro idealizado pela Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, no Centro de Evangelização Missionários Oblatos Maria Imaculada- OMI, em Aldeia, Camaragibe, Pernambuco. Participaram do momento cerca de 50 pessoas, entre jovens e adolescentes, voluntários já ativos de Cáritas Paroquiais da região, clero e assessores da CBNE2, que vivenciaram momentos de animação, dinâmicas e formação sobre a instituição, seus fundadores, princípios, missão e valores.

A formação promovida pela CBNE2, explanou a importância da participação no voluntariado e orientações sobre a criação de Cáritas Paroquiais, sendo conduzida pela Assessora Regional de Economia Solidária e Voluntariado, Bruna Suianne, estiveram presentes também a Educadora Social, Rosana Andrade, que falou sobre sua experiência como voluntária antes de integrar a equipe do Programa de Migração e Refúgio da CBNE2, “ O trabalho voluntário é uma missão contínua, que nos fortalece dia a dia. A Cáritas em sua essência nos possibilita alcançar e favorecer as pessoas em situação de  vulnerabilidade e exclusão social”, comenta.

Finalizando o momento de formação e troca de experiências, foi realizada uma Celebração Eucarística, ministrada pelo Pe. Joatan, Presidente da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife e Pe. Douglas, vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, em agradecimento ao evento e aos envolvidos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *