Cáritas Nordeste 2 celebra parceria para a implementação de 300 Quintais Ecoprodutivos em SUAPE

Nesta terça-feira, a Cáritas Brasileira NE2 assinou o convênio do Projeto Quintais Ecoprodutivos em parceria com o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (SUAPE), e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico- Governo de Pernambuco.
Com duração de 18 meses , o objetivo do projeto é contribuir com a redução das desigualdades sociais e promover a sustentabilidade ambiental, oferecendo qualidade de vida para as famílias de comunidades de baixa renda reassentadas no território de SUAPE, num total de oito municípios: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Moreno, Rio Formoso, Sirinhaém e Ribeirão.
A iniciativa visa a sensibilização para a adoção de boas práticas ambientais na produção, ampliando a capacidade de fortalecimento dos arranjos familiares produtivos voltados para emancipação, estimulando a comercialização solidária do excedente produzido. O projeto será realizado em etapas como; identificação, contato e sensibilização das famílias para engajamento ; planejamento das ações , oficinas de capacitação técnica para a implantação dos quintais produtivos; e implantação dos 300 quintais produtivos, o acompanhamento , e assistência técnica aos arranjos familiares produtivos.
Para Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Brasileira Nordeste 2, “a segurança alimentar e nutricional é uma das áreas de atuação da Cáritas Nordeste 2, os projetos desenvolvidos priorizam a construção de sistemas coletivos de produção para a promoção da autonomia e segurança alimentar e produtiva para as famílias. Nessa perspectiva, o projeto Quintais Ecoprodutivos através da implantação dos 300 quintais; dos processos formativos como oficinas, capacitações para as famílias contempladas no território de SUAPE, será de grande importância considerando o contexto da fome que atualmente é um problema grave no Brasil”, comenta.
Ela finaliza. “ Acreditamos que essa parceria contribui efetivamente para a garantia do direito das pessoas para o acesso a alimentos de qualidade, bem como a melhoria na renda das famílias, a partir da ampliação de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional no estado de Pernambuco”.
O evento contou com a participação do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, do diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; além de representantes dos municípios envolvidos no projeto, e comunidades rurais.